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Automação para WhatsApp: como criar uma automação inteligente?

Automação para WhatsApp: como criar uma automação inteligente?

O WhatsApp é, sem dúvidas, o meio de troca de mensagens mais usado no mundo atualmente, não somente por pessoas físicas, mas também por empresas. Através da automação para WhatsApp deixa a interação mais fácil e rápida, em tempo real, além de conter a criptografia de ponta a ponta, o que mantém a segurança dos dois lados.

Entretanto, quanto mais mensagens uma empresa recebe, maior é o tempo de espera por resposta para o cliente, pois nem sempre há atendentes disponíveis para manter as respostas em dia e o atendimento zerado no aplicativo, sendo necessária uma automação para agilizar os processos. 

Com o dia a dia, mesmo com algumas pessoas, nem sempre é fácil entender como fazer uma automação inteligente de WhatsApp para a área da saúde. Para ajudar nesse processo, preparamos um guia rápido com tudo o que é necessário para criar essa estrutura, confira:

O que é a automação para WhatsApp e como funciona?

A automação para WhatsApp é uma configuração inata do aplicativo para ajudar empresas e empreendedores a escalarem suas respostas, tornando os processos mais ágeis e o tempo de espera por respostas menor para os clientes. Para ter acesso, é necessário fazer o download do WhatsApp Business, que é próprio para isso e seguir alguns passo a passo.

Funciona, depois de configurado, literalmente como um robô, que irá responder de acordo com a interação do usuário e as palavras usadas, que serão como gatilhos para que a automação responda, ou caso necessite, redirecione para o atendimento humano.

Como fazer uma automação inteligente para WhatsApp?

automação no whatsapp
Dicas sobre automação no WhatsApp. | Imagem: Pixabay

Após fazer o download do WhatsApp Business API, que é gratuito, é necessário fazer alguns ajustes para ter a sua automação. Vamos ao passo a passo:

  • Ao realizar a instalação do aplicativo, você pode optar por ser um cliente ou um provedor de soluções. Seguidamente, o aplicativo também irá solicitar informações como nome da sua empresa, a URL do site, bem como, os dados do representante da empresa. 
  • Sendo assim, depois que sua inscrição for revisada e aprovada, você poderá começar a usar a ferramenta API do WhatsApp.
  • Avalie o fluxo de mensagens: Tenha em mente, antes de começar as configurações, toda a jornada do seu cliente (desde a marcação de consultas aos dados de pagamento), isso será útil;
  • Contrate o servidor de automações (chatbot) da sua preferência: Existem hoje em dia existem diversas empresas que fornecem esse serviço, que criam o robô do zero e fazem a integração para você, pois construir um conteúdo de automação do zero é um processo que envolve programação e conhecimentos avançados;
  • Após a contratação, quando você receber a automação, poderá criar uma demonstração usando outro número de telefone para verificar a funcionalidade, as respostas recebidas e se está funcional como espera para a sua clínica, consultório, etc.
  • Após o teste, poderá fazer as correções necessárias para tornar a experiência mais agradável para os clientes.

A automação para WhatsApp é um divisor de águas na modernização das empresas, pois ajuda a escalonar as respostas, diminuindo o tempo de espera do cliente e aumentando a retenção dos mesmos.

Conclusão

Com todas as informações passadas sobre a automação, já poderá colocar o passo a passo em prática para deixar o dia a dia mais fácil!

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Para mais dicas e informações de saúde ou facilidades para clínicas e consultórios, é só ficar de olho no nosso blog. Esperamos você por aqui em nossos próximos posts. Até breve!

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