fbpx

Quer mais agendamento na sua clínica?

Por que e como utilizar o e-mail marketing no consultório?

Por que e como utilizar o e-mail marketing no consultório?

O e-mail marketing no consultório garante um relacionamento próximo com os pacientes de forma automatizada e ainda economiza recursos. 

O e-mail marketing é um excelente aliado para manter contato no pós-consulta com o paciente de forma automática e segmentada.

Ele também é um dos pilares de uma estratégia conhecida como marketing de relacionamento, a qual, segundo a Resultados Digitais:

“É uma estratégia que vai além de uma ação para obter mais clientes: ela envolve construção de marca, fidelização de clientes e criação de autoridade no mercado.”

Neste artigo, você vai conferir 7 motivos para começar a utilizar o e-mail marketing no consultório e obter um ótimo diferencial competitivo. 

Muitos pacientes que desejam ter um relacionamento mais próximo com seus médicos os seguem nas redes sociais. 

Esse tipo de atitude é cada vez mais comum e acompanha a tendência do marketing de relacionamento, que tem como objetivo a conquista e fidelização de pacientes.

Além disso, ao implementar comunicações bem estruturadas, o médico se transforma em uma referência na sua especialidade

O e-mail marketing no consultório atua como um grande facilitador do marketing de relacionamento e traz diversos outros benefícios ao médico, confira alguns deles a seguir.

1. Fortalece o relacionamento com os pacientes

Com a correria da rotina, muitos profissionais de saúde veem dificuldades em manter um relacionamento com seus pacientes, especialmente com aqueles que não possuem um retorno marcado.

Conforme frisado acima, os pacientes, que também são clientes, querem estar próximos dos médicos, e é por isso que investir em uma estratégia de marketing de relacionamento é fundamental.

Apesar de muitas pessoas acompanharem seus médicos em redes sociais como o Instagram e o Youtube, com o e-mail, esse contato é feito de forma personalizada e bem mais próxima do que por meio das redes.

2. Ajuda a manter o contato no pós-consulta

Como você engaja seus pacientes no pós-consulta?

Talvez, assim como outros médicos, você considere quase impossível manter o contato pós-consulta com o paciente por conta da correria do dia a dia.

No entanto, com o e-mail marketing, essa prática é facilitada. Você consegue criar comunicações segmentadas, automáticas e que podem ser programadas em poucos cliques.

Assim, você só precisa de uma boa ferramenta para realizar os envios, e de uma estratégia de comunicação para elaborar seus conteúdos, que podem ir de pesquisas de satisfação até orientações pré-operatórias.

Ao fazer o uso do e-mail marketing no consultório, você tem a chance de explorar centenas de possibilidades para manter um contato pós-consulta efetivo, humanizado e que manterá seus pacientes sempre engajados! 

3. Possibilita o envio facilitado de lembretes

Quantos pacientes já faltaram às suas consultas por esquecimento?

Muitos pacientes deixam de comparecer às consultas médicas apenas porque esqueceram do compromisso. Essa é uma situação normal devido ao dia a dia agitado de diversas pessoas.

O e-mail marketing também ajuda a resolver esse problema, já que você pode realizar envios de lembretes de consulta e de retorno.

4. Economiza recursos

Já imaginou o quanto você economizaria em ligações se conseguisse centralizar algumas comunicações via e-mail?

Outra ótima vantagem do uso do e-mail marketing é que essa é uma estratégia barata. Ao contrário de outras mídias, você não precisa investir em anúncios para alcançar as pessoas e obter bons resultados.

Basta cadastrar o e-mail dos pacientes dentro de seu software médico e pronto: com o auxílio da ferramenta de e-mail, você realiza os envios de forma prática e simples.

Ou seja, você investirá em uma ferramenta de e-mail marketing, mas economizará custos com telefonia, papel e até o tempo das recepcionistas.

Afinal, elas não precisarão entrar em contato com cada paciente para dar algum aviso, e poderão focar mais em receber aqueles que chegam em seu consultório.

Essa é uma excelente chance de economizar recursos e alcançar mais praticidade em suas comunicações.

5. A comunicação é segmentada

Com o e-mail marketing é possível fazer uma lista apenas com pacientes que realizaram um determinado procedimento, ou que precisam marcar um retorno.

Além disso, ao adicionar tags, como “#nomedopaciente”, o sistema substitui com dados reais na hora do envio, e você mantém um tom próximo e atencioso com o destinatário do e-mail.

Esse é um ótimo recurso para enviar e-mails de aniversário ou de outras datas comemorativas, como o dia das mulheres.

O melhor é que esses envios são feitos de forma automática, basta personalizar o e-mail e programá-lo dentro da ferramenta.

6. Melhora seu marketing médico

O marketing médico vai muito além de realizar ações para atrair novos pacientes.

Ele também é responsável pela fidelização e por otimizar a jornada do paciente desde a procura por um profissional, até o pós-consulta.

Com todas as facilidades do e-mail marketing, você melhora seu marketing médico e tem a chance de mostrar aos pacientes que seu cuidado vai muito além da consulta.

Esse diferencial com certeza fará uma enorme diferença. Afinal, todos gostam de ser lembrados e cuidados. 

Ao traçar uma estratégia efetiva de e-mail marketing, seus pacientes se lembrarão de você, te indicarão para outras pessoas, e isso aumentará seu número de atendimentos e fortalecerá seu nome no mercado.

7. Permite a interação com os pacientes

Conforme visto nos outros tópicos, com o e-mail marketing você tem a chance de cuidar do seu paciente além do consultório e manter um relacionamento com ele.

Com essa atitude, você será lembrado, e ainda poderá interagir com os pacientes por meio da ferramenta. 

Ao enviar um e-mail com as dúvidas mais comuns sobre um procedimento, ou com orientações pós-operatórias, o paciente pode responder pelo próprio e-mail se tiver mais alguma questão.

Esse tipo de interação é muito positiva e ainda permite que você conheça melhor seus pacientes, quais são seus anseios e o que eles mais necessitam.

Uma atitude com um grande impacto na fidelização, não concorda?

3 boas práticas para começar a usar o e-mail marketing no consultório

Ao longo deste conteúdo, você conferiu diversas vantagens do e-mail marketing no consultório. 

Porém, para alcançar êxito em sua estratégia, é necessário seguir algumas boas práticas que te ajudarão a manter uma comunicação eficaz de forma simples e fácil, confira:

1. Escolha uma boa ferramenta

O primeiro passo para começar a traçar uma estratégia de e-mail marketing em seu consultório é contar com uma boa ferramenta, que garanta a entregabilidade e o acompanhamento de seus conteúdos.

O ideal é utilizar uma plataforma desenvolvida especialmente para a área da saúde. 

Assim, você terá conteúdos pré-prontos e ainda irá contar com outras integrações no sistema, como cadastro de pacientes, agenda e prontuário eletrônico.

2. Cuide da comunicação

Para aproveitar todos os benefícios do e-mail marketing, estabelecer uma comunicação clara, humanizada e empática é essencial.

No corpo do e-mail, evite usar termos técnicos, e quando forem necessários, explique-os. 

Já no assunto, vale inserir um tópico que desperte interesse, faça com que o paciente queira clicar. 

Colocar perguntas e emojis é uma boa prática interessante, e pode estabelecer uma proximidade ainda maior com o paciente.

Entretanto, você só deve usá-los se fizer sentido de acordo com sua estratégia e conteúdo. 😉

3. Acompanhe seus resultados

Após elaborar uma comunicação eficaz e contar com uma boa ferramenta, acompanhar os resultados é outro ponto crucial para alcançar o sucesso.

Aqui estão algumas métricas importantes que devem ser acompanhadas:

  • E-mails enviados;
  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques;
  • Número de pacientes ativos em um fluxo ou sequência;
  • Número de pacientes que finalizaram um fluxo ou sequência.

Seguindo esses passos, você com certeza irá traçar uma estratégia efetiva, que fideliza seus pacientes, melhora seu marketing médico e estende seu cuidado para além do consultório.

Espero que este conteúdo tenha sido útil!