fbpx
motivos gosto de ferro na boca

Gosto de ferro na boca: o que pode ser e quando procurar um médico?

Gosto de ferro na boca: o que pode ser e quando procurar um médico?

O sabor é o resultado da ação das papilas gustativas, as quais estão presentes em milhares de milhares em nosso corpo, mas para que elas enviem a informação correta acerca do gosto para o cérebro, é necessário que nosso organismo esteja funcionando normalmente. No entanto, em algumas situações você pode acabar sentindo gosto de ferro na boca.

Alguém que esteja resfriado ou em uma fase ativa da sinusite, por estar com o nariz entupido, pode não sentir o gosto da refeição, e assim, as papilas enviam informações incompletas ao cérebro. O mesmo acontece ao causar o gosto de ferro na boca, mas neste caso, muitos motivos podem estar envolvidos.

Alterações no paladar são sintomas geralmente muito desconfortáveis para todos, pois afetam o sabor dos alimentos, bebidas e até mesmo o dia a dia, por causarem enjoos e mal estar em geral. Uma dessas alterações é o gosto de ferro na boca, entretanto, muitas pessoas não sabem o que é, o que pode ser e quando procurar um médico. 

O que é o gosto metálico na boca?

A alteração de paladar que deixa um gosto metálico na boca é chamada de disgeusia, e pode ter diversas causas, desde hormonais até mesmo emocionais. Geralmente é uma condição passageira que não dura mais de uma semana, entretanto, é de extrema importância estar de olho nessas alterações.

Quais são as possíveis causas de gosto de ferro na boca?

gosto de ferro na boca
Motivos do gosto de ferro na boca. | Imagem: Notícias ao Minuto

Esse sintoma pode ter diversas causas, dentre elas, as mais comuns são:

  • Ansiedade  (a redução da saliva deixa a boca mais seca, causando muitas vezes mau hálito e até mesmo gosto metálico na boca);
  • Bebida alcoólica;
  • Dengue;
  • Refluxo;
  • Problemas no fígado;
  • Hemocromatose, que é o excesso de ferro no organismo;
  • Infecções e doenças virais, como gripe;
  • Resfriados;
  • Sinusite, principalmente na fase aguda;
  • Gravidez;
  • Medicações (antibióticos, antifúngicos, anti depressivos, etc)
  • Gengivite (sangramento e inflamação na gengivas);
  • Procedimentos dentais recém realizados;
  • Diabetes, etc.

Entretanto, a causa só pode ser descoberta e tratada por um médico, por meio de exames laboratoriais, como o exame de sangue, por exemplo.

Quando procurar um médico? O que devo fazer para eliminar esse gosto?

Caso essa alteração no paladar esteja causando dificuldades na hora de comer, ingerir líquidos, constrangimento (devido ao possível mau hálito) ou outros incômodos, não hesite em procurar ajuda médica ou de um cirurgião-dentista.

Para conseguir eliminar essa alteração do seu paladar, é necessário primeiro que seja identificada a causa, para que o profissional da saúde prescreva o tratamento correto. Em alguns casos específicos como na gravidez, por exemplo, que algumas gestantes relatam essa alteração de paladar, o sintoma costuma desaparecer de forma natural ao longo da gestação (dos primeiros meses) ou depois do nascimento do bebê.

Com todas as informações passadas sobre a disgeusia, o gosto de ferro na boca, como tratar e quando procurar um médico, fica mais fácil para o paciente procurar ajuda qualificada e saber que raramente é motivo de preocupação. Entretanto, cabe a nós, quando recebemos uma prescrição médica para cuidar de nossa saúde fazer tudo como foi pedido, para obter os melhores resultados.

E se porventura você estiver procurando um bom profissional para te atender, não tenha dúvidas que através do app Sarar você encontra diversas opções com muita facilidade, segurança, e o melhor: economia! Acesse www.sarar.com.br e saiba mais.

Para mais dicas e informações de saúde, te esperamos por aqui em nossos próximos posts. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *