fbpx
o que é saturação

Saturação: o que é e como saber se está normal?

Saturação: o que é e como saber se está normal?

O corpo humano tem várias funções que são vitais para continuar funcionando normalmente, e uma das que mais se sobressai pela sua importância e pela gravidade das consequências quando é afetada de alguma forma é a respiração, através então da saturação. O oxigênio garante que tudo funcione como deve em nosso organismo, entretanto, às vezes ele se encontra em uma concentração mais baixa do que deveria, causando uma série de sintomas e problemas.

A saturação é um dos parâmetros que deve sempre ser medido ao levar um paciente a emergência ou em situações de doenças respiratórias e sintomas como falta de ar abrupta e repentina. Entretanto, nem sempre é fácil entender o que é saturação e como saber se está normal. Preparamos um guia simples e rápido sobre os conceitos mais importantes sobre a saturação, confira:

O que é saturação de oxigênio?

É um parâmetro vital para definir qual é o nível e a entrega de oxigênio no sangue, sendo possível identificar diversos problemas de saúde ou montar condutas de tratamento a partir do resultado do oxímetro (equipamento que mede a saturação). A importância da saturação é ainda maior para pacientes que tenham doenças respiratórias, como doença pulmonar obstrutiva crônica (COPD), asma, pneumonia, anemia, câncer pulmonar ou distúrbios cardiopulmonares.

Quais são os sintomas da saturação de oxigênio alterada?

sintomas da saturação baixa
Veja quais são os sintomas da alteração na saturação. | Imagem: Acvida Cuidadores

A condição de alteração da saturação do oxigênio mais comum é a hipoxemia, quando o nível de oxigênio que está circulando no sangue pode cair abaixo dos valores que são considerados normais. As células do nosso corpo precisam de oxigênio para desempenhar o papel fundamental no organismo.

Os sintomas mais comuns são falta de ar, dor de cabeça, tontura, ansiedade, batimento cardíaco lento, respiração rápida, vômitos, vertigens, fala confusa, dor no peito, fala arrastada, e isso pode ocorrer até mesmo com pessoas de ótima saúde. Outro sintoma que pode ocorrer são lábios e unhas azulados, pela falta de oxigênio e circulação sanguínea no local.

Como saber se a saturação de oxigênio está normal?

A escala normal do Sp02 é de 95 – 100%. Se o valor estiver abaixo do oxigênio, é considerado baixo, precisando de suprimento externo para o bem-estar e segurança do paciente.

É muito importante que, não somente os portadores de doenças respiratórias crônicas, como toda a sociedade em geral, ainda mais em tempos de pandemia, tenham acesso à informação correta sobre parâmetros vitais sobre a respiração, que geralmente é o primeiro sintoma ao contrair o novo coronavírus, assim como em outras doenças de ordem respiratória.

Com todas as informações passadas sobre a saturação de oxigênio, o que é e como saber se está normal, poderá sanar todas as suas dúvidas sobre esse parâmetro imprescindível para a saúde e segurança da vida, além de estar antenado quanto aos sintomas que a hipoxemia costuma causar. Não se esqueça de, caso sentir qualquer um desses sintomas, especialmente se for portador de alguma das doenças citadas acima, buscar ajuda médica com urgência!

E se porventura você estiver procurando um bom profissional para te atender, não tenha dúvidas que através do app Sarar você encontra diversas opções com muita facilidade, segurança, e o melhor: economia! Acesse www.sarar.com.br e saiba mais.

Para mais dicas e informações de saúde, te esperamos por aqui em nossos próximos posts. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *