fbpx
diferença entre ventilador e respirador

Respirador e ventilador: saiba o que são e quais as diferenças

Respirador e ventilador: saiba o que são e quais as diferenças

Graças ao avanço da tecnologia em combinação com o estudo incansável dos profissionais da saúde, hoje as instalações de saúde como clínicas, emergências e hospitais têm a possibilidade de oferecer aos pacientes com problemas respiratórios diversas soluções. Entre elas, temos o ventilador e o respirador.

Tais soluções têm sido cada vez mais faladas hoje em dia, principalmente pelo momento em que estamos passando como sociedade, com a pandemia do novo coronavírus.

Entretanto, para a segurança de todos e também que informações e instruções corretas sejam passadas pelos profissionais de saúde, EPIs, mídia e profissionais de comunicação, é importante que a terminologia correta seja usada para evitar equívocos e outras diversas situações. Mesmo que os dois equipamentos sejam confundidos, o respirador e ventilador, apesar de terem semelhanças, não são o mesmo aparelho e cada um tem sua distinção.

O que é ventilador?

O ventilador é uma máquina que ajuda o paciente a respirar, bombeando oxigênio para os pulmões e removendo o gás carbônico através de um tubo que é inserido pela traqueia, por um procedimento conhecido por intubação. Às vezes são erroneamente chamados de respiradores, já que produzem respiração artificial, como o ventilador pulmonar mecânico, mas não é a terminologia correta. 

Pode atuar por meio das vias nasais, traqueostomia ou vias orais, enviando ar puro para os pulmões, realizando o movimento de expiração, fazendo a troca de gases com o ambiente e retirando a pressão, atuando como um pulmão artificial.

Durante o movimento natural que o paciente faz para a respiração, acontece a troca de gases para ser feita a manutenção dos tecidos dos órgãos, entretanto, se essa ação, sendo involuntária, é dificultada por algum motivo, é imprescindível usar o ventilador pulmonar o mais rápido possível, para preservar a função de todo o organismo.

Os modelos mais conhecidos são:

  • Avançado, usado principalmente nas UTIs e CTIs,
  • Individual contínuo, usados em pacientes com problemas respiratórios irreversíveis;
  • Portátil, usado em emergências e pré-atendimentos
  • Transporte, usado em UTIs móveis, troca do paciente de quarto ou ambulâncias;
  • Fisioterapia, auxiliando na recuperação;
  • etc

O que é respirador?

respirador pulmonar

Diferenças entre respirador e ventilador pulmonar. | Imagem: Tecnoblog

O respirador pode ser tanto um aparelho parecido com uma máscara, geralmente de gaze, que é colocado sobre a boca e o nariz, impedindo a inalação de contaminantes, como o conhecido nebulizador. São equipamentos de proteção individual (EPI) e não devem ser compartilhados. 

É usado pelos profissionais da saúde para evitar que partículas de substâncias irritantes ou mesmo os vírus, como o COVID-19, entrem no organismo à medida que o paciente respira. 

Os mais conhecidos e usados são os respiradores N95, que se encaixam de forma mais firme ao redor da boca e do nariz, diferente das máscaras médicas e cirúrgicas; e os nebulizadores, que ajudam na melhora da respiração para quem sofre de asma, bronquite, etc. 

Qual é a diferença entre respirador e ventilador? 

Ambos são equipamentos imprescindíveis em qualquer clínica, hospital ou emergência, pois salvam vidas e proporcionam bem-estar aos que estão com dificuldades respiratórias. Ambos também têm a função de retirar o CO2 (dióxido de carbono) do corpo e substituir pelo O2 (oxigênio), entretanto, não são o mesmo instrumento.

Para evitar confusões, devemos sempre usar a palavra respirador para a máscara de proteção, equipamentos que ajude a respirar, desde um nebulizador a uma máscara ou qualquer instrumento que ajude na troca de gás do humano com o ambiente, e ventilador para a máquina de respiração que ajuda os pacientes entubados, ou equipamento que seja capaz de substituir ou fazer o processo de respiração, seja por uma insuficiência respiratória ou alguma doença, como asma ou pneumonia.

Ao entender melhor a diferença entre respirador e ventilador, as clínicas, hospitais e emergências podem explicar melhor aos pacientes cada procedimento e equipamento usado, e os profissionais ou até mesmo a sociedade em geral estarão aptos a passarem mais informações de qualidade adiante.

E se porventura você estiver procurando um bom profissional para te atender, não tenha dúvidas que através do app Sarar você encontra diversas opções com muita facilidade, segurança, e o melhor: economia! Acesse www.sarar.com.br e saiba mais.

Para mais dicas e informações de saúde, te esperamos por aqui em nossos próximos posts. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *