fbpx
bastonetes baixo

O que significa bastonetes baixo no resultado do exame?

O que significa bastonetes baixo no resultado do exame?

Quem nunca ficou perdido ao receber o resultado de um hemograma, ao se deparar com tantas informações e números, não é mesmo? São nomes diferentes, números e valores de referências, que por não fazerem parte da nossa rotina, muitas vezes podem nos causar dúvidas e até mesmo preocupações sobre a realidade da nossa saúde. Isso acontece, por exemplo, quando aparece bastonetes baixo.

Frequentemente, durante exames rotineiros ou conversas com os médicos, recebemos a solicitação médica de um hemograma completo para avaliar nossa situação, e todas as informações ali podem revelar muitas coisas sobre o paciente, e uma das contagens realizadas pelo profissional de saúde é a dos bastonetes.

É completamente normal que não saibamos do que se trata, já que não é um termo usual da nossa rotina, mas em alguns laboratórios é possível verificar o valor de referência, e ao perceber que o valor está menor do que deveria, ficamos um pouco apreensivos. Para entender melhor o que significa bastonetes baixos no resultado do exame, o que são e quais são suas principais causas, preparamos um guia rápido e informativo, confira:

O que são bastonetes?

Os bastonetes são neutrófilos imaturos, ainda não desenvolvidos (provavelmente você também tenha visto esse nome no seu hemograma). Quando o bastonete se desenvolve, recebe o nome de segmentado. Os neutrófilos, em si, são um tipo de glóbulo branco, que são células de defesa do sangue que participam de forma ativa no combate das infecções e doenças linfoproliferativas.

O que significa bastonetes baixos no resultado do exame?

exame de sangue
Saiba como interpretar o seu exame de sangue. | Imagem: VEJA

O nível de bastonetes baixos no resultado do seu hemograma pode ser por vários motivos, como por exemplo:

  • Problema na produção de neutrófilos pela medula óssea;
  • Rápida ou súbita utilização dos bastonetes pelo sistema imunológico;
  • Aumento de destruição dessas células;
  • Problemas genéticos;
  • Doenças inflamatórias;
  • Uso de determinados medicamentos (corticóides, anti inflamatórios, e alguns outros);
  • Infecções;
  • Processos linfoproliferativos;
  • Doenças autoimunes, entre outros.

E ainda, algumas situações de saúde ou do dia a dia podem fazer com a circulação dos mesmos seja diminuída no sangue, como estresse, uso de corticóides, principalmente se por muito tempo, uso de antibióticos, antifúngicos, quimioterapia, antitérmicos e tratamento para AIDS/HIV.

Os exames de sangue são imprescindíveis no check up de saúde de toda sociedade, que deve ser realizado uma vez ano, independente da idade e mesmo que o indivíduo seja assintomático. É um exame confiável, preciso, indolor e de resultado rápido que pode indicar ao profissional a necessidade de uma investigação maior ou de exames mais complexos, como exames de imagem, toque, ou até mesmo o encaminhamento para outros especialistas.

Com essas informações sobre bastonetes, seu conceito, o que pode significar bastonetes baixos no hemograma e quais as possíveis causas, poderá conversar com mais calma e propriedade com o seu médico, lembrando sempre que os valores de referência podem ser levemente diferentes em cada laboratório. Somente após a confirmação por parte do médico da causa desta contagem baixa é que devemos ter cautela ou procurar o tratamento adequado, do contrário, pode ser resultado do uso de algum medicamento, ou irá descobrir conversando com o seu profissional da saúde de confiança.

E se porventura você estiver procurando um bom profissional para te atender, não tenha dúvidas que através do app Sarar você encontra diversas opções com muita facilidade, segurança, e o melhor: economia! Acesse www.sarar.com.br e saiba mais.

Para mais dicas e informações de saúde, te esperamos por aqui em nossos próximos posts. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *