fbpx
sistema respiratório

Sistema respiratório: O que é e quais são os sintomas quando ele é afetado?

Sistema respiratório: O que é e quais são os sintomas quando ele é afetado?

É considerado como sistema respiratório o conjunto de órgãos responsáveis pelo transporte do ar para o interior dos pulmões que, após isso, é expelido para o exterior. Este movimento permite a respiração, a fala e a percepção de odores.

Além disso, podemos dizer que o principal objetivo da respiração é garantir que todas as células do corpo terá oxigênio, bem como que o gás carbônico será eliminado. Isso poderá ocorrer através da inspiração ou da inalação (que é o movimento em que o ar entra pelos pulmões) e a expiração ou exalação (que é quando o ar sai pelos pulmões).

Embora este movimento aconteça a todo tempo, vale dizer que existem muitos órgãos envolvidos e, se porventura algo não está bem, todo o processo pode ficar comprometido.

No post de hoje te explicaremos qual é a função do sistema respiratório, quais são os órgãos que o compõem, bem como quais são as principais doenças respiratórias e os seus sintomas. Continue a leitura para descobrir!

Qual é a função do sistema respiratório?

Como foi dito anteriormente, a principal função do sistema respiratório é realizar a respiração, a qual permite o transporte de oxigênio para todas as células do corpo, bem como a eliminação de dióxido de carbono.

Para que ela aconteça, a pessoa irá aspirar o ar atmosférico que, em seguida, passa pesas narinas, atravessa a faringe, laringe e traqueia, até chegar aos pulmões, onde irá fluir pelos brônquios, bronquíolos e, por fim, chegar aos alvéolos.

A respiração pode ocorrer em duas etapas, sendo elas a inspiração e a expiração e, além disso, vale dizer que esse movimento acontece desde o nascimento do bebê sem que seja necessário passar por um aprendizado (é controlado pelo sistema nervoso autônomo).

Além da respiração, o sistema respiratório exerce outras funções importantes como: controlar o sentido do olfato e auxiliar a fala (através das cordas vocais).

Quais são os órgãos do sistema respiratório?

São considerados os órgãos do sistema respiratório, aqueles responsáveis pela respiração:

  • Fossas nasais;
  • Faringe, laringe e traqueia;
  • Brônquios;
  • Alvéolos

Quais são as principais doenças do sistema respiratório?

doenças do sistema respiratório
Veja quais são as principais doenças do sistema respiratório. | Imagem: Freepik

Existem diversas doenças que acometem o sistema respiratório, sendo necessário ficar de olho nos sintomas para buscar auxílio médico sempre que percebê-los.  Afinal de contas, algumas das doenças da lista abaixo, se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente, podem causar graves consequências a sua saúde.

Veja quais são as principais doenças do sistema respiratório:

Gripe ou resfriado

A gripe e o resfriado são condições quando há vírus no sistema respiratório. No resfriado o vírus encontra-se apenas nas fossas nasais podendo chegar até a faringe, e os principais sintomas são: congestão nasal e desconforto. Já na gripe o vírus pode acometer até os pulmões, e dentre os sintomas estão: febre e presença de muito catarro no peito.

Asma

A asma é uma condição em que a pessoa apresenta uma diminuição dos brônquios ou bronquíolos, obtendo uma pequena produção de muco e fazendo com que o ar tenha maior dificuldade para passar por essas estruturas. Com isso a pessoa passa a emitir um som agudo durante as inspirações.

Bronquite

A bronquite refere-se a uma contração e inflamação dos brônquios e bronquíolos, causando a produção de muco, que pode ser expelido em forma de catarro ou engolido e direcionado ao estômago.

Alergia

A alergia é uma condição quando o paciente possui um sistema imune muito reativo e acaba considerando algumas substâncias presentes no ar prejudiciais à saúde, sendo muito comum com poeira, perfume ou pólen.

Pneumonia

A pneumonia é uma condição potencialmente grave que pode ser causada por vírus ou bactérias, bem como pela presença de objetos estranhos (como é o caso de restos de comida ou vômitos dentro dos pulmões). Dentre seus sintomas estão: febre e dificuldade para respirar. Vale dizer que uma gripe pode ocasionar uma pneumonia, mas um resfriado não.

Tuberculose

A tuberculose acontece quando há presença e bactéria nos pulmões que chegou através das vias respiratórias. Seus principais sintomas são: febre, tosse com catarros e em alguns casos sangue. É uma doença bastante contagiosa, que pode ser passada através d ar pelo contato das secreções do indivíduo doente e o seu tratamento é muito importante, pois o bacilo pode chegar ao sangue e causar tuberculose fora dos pulmões, agravando o caso do paciente.

Covid-19

A covid-19 é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus SARS-CoV-2 que pode levar até 14 dias da infecção para manifestar os sintomas. Tais sintomas podem ser bastante semelhantes ao de uma gripe, no entanto, à medida que o vírus se multiplica no organismo, pode começar as complicações, como: perda de olfato e paladar, dor no peito, febre e dificuldade para respirar.

Onde encontrar um bom médico para cuidar do sistema respiratório?

Agora você já sabe quais são as principais doenças do sistema respiratório, bem como a importância de ficar atento aos sintomas. Mas… Será que você também sabe onde encontrar um bom profissional caso necessite de uma consulta?

Nós te contamos: através do app Sarar você encontra diversos profissionais com muita facilidade, segurança e o melhor de tudo: muita economia! Acesse o nosso site para obter mais informações e marque suas consultas agora mesmo!

No mais, caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos. E se quiser continuar acompanhando mais dicas e informações de saúde, é só ficar de olho no nosso blog. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *