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Chatbot: o que é, para que serve e como usar na área da saúde?

Chatbot: o que é, para que serve e como usar na área da saúde?

Hoje em dia, com a chegada da tecnologia na área de atendimento, a possibilidade de modernizar e agilizar as respostas ao cliente, bem como solucionar os problemas e dúvidas de forma mais prática, deixa cada vez mais os negócios da área da saúde atraídos pelo chatbot, o robô que oferece todos esses benefícios.

Entretanto, por ainda ser uma novidade, muitos não sabem o que é o chatbot, como funciona, para que serve e como usá-lo. Para guiar você na descoberta do mundo da automação e os benefícios dela para o atendimento aos clientes, preparamos um guia rápido com todas as informações mais importantes, confira:

O que é chatbot, como funciona e para que serve?

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O que é e vantagens do chatbot para a área da saúde. | Imagem: Freepik

O chatbot nada mais é do que um software que mantém conversa com os clientes em linguagem funcional e natural, podendo ser em aplicativos, sites ou outras plataformas digitais, podendo ser integrados ao WhatsApp, Telegram, Facebook, callcenters, e-commerces, etc.

Eles vêm crescendo cada vez mais para poder oferecer suporte 24 horas e imediato aos clientes e quem deseja obter informações sobre o negócio, reduzindo a necessidade de equipes de atendimento grandes ou em turnos diferentes, ajudando com que os colaboradores possam se concentrar em outras partes da empresa. Resumindo: os bots têm o objetivo de tornar o atendimento das empresas escaláveis e mais ágeis.

Os chatbots podem funcionar de duas maneiras, sendo baseado em inteligência artificial (learn machine) ou em diretrizes pré-estabelecidas. 

O chatbot que funciona por diretrizes pré-estabelecidas possui algumas limitações, já que responde somente a um número determinado de perguntas que estão em seu banco de dados, não expandindo seu vocabulário de acordo com a troca de palavras com o cliente. 

Por exemplo: se você usar um chatbot para o agendamento de horários em uma clínica, e oferecer as opções ao iniciar a conversa de “Especialidades”, “Agendar Consulta”, “Falar com o atendente” e o usuário responder “Pagamento”, o robô não entenderá a mensagem, pois essa solicitação não estava inclusa em suas diretrizes, e então repetirá a mensagem inicial ou irá transferir direto para a opção “Falar com um assistente”. Se isso acontecer fora do horário comercial, o usuário terá um bom período de espera.

Ele basicamente gira em torno do seu código de programação, mas de maneira alguma é uma opção ruim para o seu negócio, é necessário apenas que, antes que escolher o funcionamento do seu chatbot, saiba quais são as necessidades do seu negócio. O chatbot baseado em diretrizes é interessante para empresas que querem oferecer funções básicas aos usuários, logo, verifique se é adequado para o seu negócio.

O funcionamento baseado em IA é o modelo que menos possui limitações, pois é inspirado na rede de conexões neurais do cérebro humano, aprendendo de acordo com a interação com os usuários, colocando os dados aprendidos em sua base de dados, podendo ser aprimorado para conversas com outros usuários, logo, quanto mais ele interage, melhor responde ao cliente. Neste caso, também é possível (e recomendado) oferecer a opção de transferir o atendimento para um atendente humano, caso seja da vontade do usuário.

Como usar chatbot na área da saúde?

Agora que aprendemos o que é chatbot e como podem deixar o atendimento e a vida do usuário mais simples, podemos usar o chatbot na área da saúde de diversas formas: no site, no aplicativo ou até mesmo na central de atendimento telefônico ou por WhatsApp.

Hoje em dia ninguém gosta ou tem tempo de esperar, e essa solução se mostrou a resolução desse problema, proporcionando atendimento ágil de 24 horas para os clientes e interessados.

O interessante é que o chatbot pode ser usado não somente com o intuito de modernizar, padronizar e agilizar o atendimento, mas como um braço do marketing na área da saúde. Não fazendo a divulgação em si, mas quanto mais satisfeitos os clientes ficam, melhor será a impressão e experiência do mesmo, melhorando a retenção de clientes e atração de novos. 

Abaixo, listamos alguns dos benefícios do chatbot na área da saúde (clínicas, hospitais, consultórios particulares, etc):

  • Alcance ilimitado, podendo responder diversas pessoas ao mesmo tempo sem restrição;
  • Atendimento 24 horas e 7 dias por semana;
  • Aumento da adesão e retenção de clientes;
  • Automação de procedimentos; possibilitando a equipe focar em outros projetos;
  • Fortalecimento da marca;
  • Redução de custos.

Com todas as informações passadas sobre o uso do chatbot na área da saúde, você já está apto a escolher o seu tipo de funcionamento e investir na automação e modernização do seu negócio!

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Para mais dicas e informações de saúde, te esperamos por aqui em nossos próximos posts. Até breve!

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