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Como incluir hábitos saudáveis no dia a dia?

Como incluir hábitos saudáveis no dia a dia?

Você já parou para pensar se leva uma vida saudável e de que forma seus hábitos saudáveis ou não, estão contribuindo para uma verdadeira qualidade de vida e longevidade? Pois saiba que é possível fazer pequenas adaptações e mudanças positivas no dia a dia.

É difícil quebrar hábitos ruins, mas decisões acertadas trazem bons resultados com o passar do tempo. Vale a pena o esforço. Existem algumas ideias rápidas, práticas e que não custam tanto dinheiro, possíveis de serem incorporadas na correria da semana.

Esportes

Use escadas, sempre!

Em casa ou no trabalho. Use as escadas sempre que possível, esse é uma ótima forma de incluir os hábitos saudáveis aos poucos no dia a dia. Pensando na saúde e já praticando um treino cardiovascular, suba e desça os degraus repetidamente. Comece com um número limitado de repetições e vá aumentando conforme for evoluindo nas repetições.

Faça uma caminhada

O tempo você decide, mas até mesmo algumas caminhadas são hábitos saudáveis muito úteis para a saúde cardiovascular. Vale dar um passeio ao redor do quarteirão de sua casa, ou se exercitar na hora do almoço durante o trabalho. A American Heart Association recomenda que você pratique exercícios moderados por pelo menos 150 minutos por semana para evitar visitas desagradáveis ao cardiologista.

De olho na criatividade

Faltou dinheiro para a academia? Pois saiba que é possível colocar a criatividade para funcionar. Use garrafas de vinho ou galão de água como pesos. As cadeiras de sua casa podem servir de pranchas e exercícios de mergulho. Sem desculpas para não ter hábitos saudáveis!

Refeições saudáveis

Beba água

A água ajuda a manter a temperatura normal, lubrificar e amortecer as articulações, proteger a medula espinhal e outros tecidos sensíveis. Também elimina os resíduos ao urinar, evacuar e por meio do suor. Ingerir H2O é um dos hábitos saudáveis mais importantes e é fundamental para manter o corpo funcionando da melhor maneira possível, sempre hidratado.

Alimentação balanceada

Uma alimentação saudável é um ponto crucial quando o assunto é hábitos saudáveis. A refeição diária deve iniciar com um café da manhã rico em fibras e proteínas, diminuindo o risco de diabetes e atuando de forma positiva na saúde cardíaca.

Inclua verduras e alface nas refeições, laticínios com baixo teor de gordura, grãos integrais, óleos saudáveis como abacate e azeite e adoçantes naturais. As frutas ajudam nos movimentos intestinais. Certifique-se, se possível, de que seu prato tenha proporções iguais de proteínas, minerais, vitaminas e carboidratos.

Planeje suas refeições a cada semana. Pense muito sobre o que vai comer no café da manhã, almoço e jantar todos os dias. Isto significa que você tem menos probabilidade de gastar dinheiro em restaurantes caros. Faça sua última alimentação pelo menos 3 horas antes de ir para a cama. Comer muito perto da hora de dormir pode levar a problemas de saúde ao longo da vida.

De olho na balança

Controle seu peso todas as semanas, sempre no mesmo dia e na mesma hora. Use a mesma quantidade de roupa para manter a consistência. Se os números da balança sinalizarem aumento, crie um plano de refeições mais saudáveis com a ajuda de seu nutricionista a fim de alcançar seus objetivos.

Saúde mental

Ler os livros certos nos torna mais inteligentes e mantém nossos cérebros afiados. Manter um diário é ótimo para sua saúde mental. Mantenha a TV, os tablets e os telefones celulares fora do quarto. Faça um esforço para dormir de 6 a 8 horas, no mínimo.

Se você tem problemas para cair no sono, evite cafeína no final da tarde.

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