fbpx
cardiologista

Quando procurar um cardiologista?

Quando procurar um cardiologista?

Você sabe exatamente a hora de ver um cardiologista? A maioria das pessoas só pensa em consultar este especialista quando não se sente bem, o que está errado.

Adiar não é a solução, e o recomendável é fazer o quanto antes um exame físico e check up anual com o profissional de sua confiança e tirar as dúvidas sobre quaisquer dores físicas ou sintomas recorrentes.

Sintomas para uma visita ao cardiologista

Existem alguns sintomas específicos que devem ser sinal de alerta para uma visita ao cardiologista. Veja a seguir.

Dor no coração

Se você tiver alguma dúvida sobre se está ou não experimentando um sintoma, consulte seu médico de confiança.

Histórico de família

Se alguém em sua família tem ou já teve problemas cardíacos, você deve estar ciente dos sintomas de doenças e considerar falar com um cardiologista sobre eles.

Pressão e colesterol altos

Quanto mais alto o colesterol total, maior o risco de doença cardíaca (nível de colesterol de 200 mg / dL ou superior).

É ou era fumante

Fumar é um grande fator de risco para doenças cardíacas. Ele reduz o fluxo de oxigênio para o coração e aumenta a pressão arterial, a frequência cardíaca e a coagulação do sangue, além de danificar as células que revestem as artérias.

Diabético

Se você tiver sintomas de problemas cardíacos e for diabético, deve consultar um cardiologista. O açúcar no sangue é frequentemente medido para diabetes, uma condição que aumenta o risco de uma pessoa ter doenças no coração. De acordo com a American Heart Association, adultos com diabetes têm de duas a quatro vezes mais chances de morrer de doenças cardíacas do que adultos sem diabetes.

Doença gengival

Acredite ou não, a doença gengival pode acontecer quando o corpo está inflamado. Pacientes com gengivas inchadas geralmente apresentam doenças cardíacas.

A doença cardíaca é uma assassina silenciosa. Pode ocorrer sem sintomas até que um ataque cardíaco ou derrame aconteça. É por isso que é importante determinar seus fatores de risco, aprender a reconhecer os sinais precocemente e buscar tratamento preventivo.

O objetivo do atendimento em cardiologia é a prevenção. Doenças que afetam os vasos e veias do corpo, em última análise, têm um impacto no coração e podem ser difíceis de detectar sem testes especializados. Desconforto nas pernas com movimento e atividade são sintomas que devem ser tratados. E ainda:

Excesso de peso

O IMC e a circunferência da cintura são duas medidas que podem ser usadas como ferramentas de triagem para estimar o status do peso em relação ao risco potencial de doença cardíaca. Os números ideais podem variar de indivíduo para indivíduo.

Às vezes uma pessoa tem níveis aceitáveis de colesterol, não tem histórico de doença vascular e de diabetes, administra seu peso, faz exercícios regularmente, não usa tabaco e ainda desenvolve doenças cardíacas. Por esse motivo, os cardiologistas estão sempre procurando permanecer na vanguarda dos avanços na detecção e diagnóstico da doença.

Enfim, em caso de dores, ou se você tem alguma das condições citadas acima, o ideal é procurar por ajuda médica especializada e agendar um a consulta ao cardiologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *