fbpx
terapia online

Fazer terapia online realmente traz resultados?

Fazer terapia online realmente traz resultados?

Com o advento cada vez maior, e, ao que tudo indica definitivo, da tecnologia a serviço da saúde, fica a pergunta: a terapia online pode ser tão eficaz quanto a pessoal?

Existem sites e aplicativos que oferecem planos de assinatura, sendo possível agendar consultas de vídeo regulares com o terapeuta, enquanto outros oferecem comunicação ilimitada por e-mail. Apesar da facilidade, o serviço ainda gera algumas ressalvas.

O que diz a ciência

Várias pesquisas foram feitas em outros países do mundo, chegando às seguintes conclusões:

  • Estudos do ano de 2014 publicados no Journal of Affective Disorders e na Behavior Research and Therapy descobriram que o tratamento online foi eficaz para a depressão;
  • Em 2018, o Journal of Psychological Disorders descobriu que a terapia cognitivo-comportamental online foi tão eficaz quanto o tratamento presencial para depressão maior, transtorno do pânico, transtorno de ansiedade social e transtorno de ansiedade generalizada.

Benefícios da terapia online

Privacidade: muitos sites de terapia online permitem que os usuários se inscrevam utilizando apenas apelidos, atraindo pessoas que têm vergonha de receber serviços usando seus nomes verdadeiros; clientes não precisam se preocupar em ver pessoas conhecidas na sala de espera; indivíduos com ansiedade social são mais propensos a procurar um terapeuta online.

Custos: a maioria dos serviços de terapia online custa menos do que o tratamento presencial; estudos mostram que a terapia online requer até 8 vezes menos tempo do terapeuta do que presencialmente.

Para quem não é recomendado

Uma das maiores preocupações dos terapeutas é a de não poder observar o tom de voz, a linguagem corporal e o comportamento do paciente, aspectos importantes na avaliação e diagnóstico de doenças psíquicas.

Uma terapia eficaz envolve um relacionamento de confiança e que não é impessoal. Pessoas questionam se a comunicação digital é capaz de fornecer habilidades, ferramentas e poder de cura para indivíduos olhando somente para uma tela.

A terapia online não se destina a pessoas com certos problemas ou condições (como intenção suicida ou psicose) e pode ser difícil para os terapeutas intervir no caso de uma crise.

Além disso, as questões tecnológicas podem se tornar uma barreira, pois chamadas perdidas, vídeos congelados e problemas para acessar bate-papos não são adequados para tratamento;

É importante também, se certificar de que o profissional que está te atendendo realmente é licenciado para isso. Afinal, algumas pessoas que se anunciam como terapeutas online podem não ser provedores de tratamento de saúde mental licenciados.

Outro ponto que merece atenção é que algumas empresas de terapia online não têm diretrizes claras para lidar com situações de risco, como um paciente que pode parecer suicida em suas respostas de mensagens.

Muitas vezes é mais difícil determinar o nível de risco de um paciente por meio de um aplicativo de mensagens do que pessoalmente.

Enfim, apesar de a terapia online ser sim eficiente, é preciso tomar uma série de cuidados e precauções antes de iniciar qualquer tratamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *