fbpx
agendamento-online

Agendamento online: como agendar consultas em alguns cliques?

Agendamento online: como agendar consultas em alguns cliques?

A praticidade tornou-se um termo comum e constante na sociedade, inclusive na área da saúde, com a denominada telemedicina. Por meio de sites e aplicativos fáceis e práticos de usar, as consultas médicas têm sido mais acessíveis inclusive no agendamento online. Confira a seguir como funciona.

Como agendar consultas online passo a passo

O primeiro passo é encontrar um médico de seu interesse. Ele pode estar disponível por meio de sites ou aplicativos de auto atendimento. Busque um site de sua confiança ou um aplicativo virtual, responsável por prestar o serviço de telemedicina para pacientes. 

Agendamento online em site

No navegador de internet do seu computador ou smartphone, acesse o site de seu interesse e que tenha essa funcionalidade. Digite  www.nomedaclincia.com.br (por exemplo) ou siga as instruções disponíveis na página. 

No geral o modelo é esse:

  • Procure o campo ‘agendar consulta’ e clique  com o botão esquerdo do mouse;
  • Escolha a especialidade:  clínico geral, cardiologista ou dermatologista, por exemplo;
  • Caso possa, escolha por quem quer ser atendido. Caso não, siga adiante agendando a sua consulta.

Analise se na página exibe o horário específico para o atendimento ou se será por espera online. Em caso de espera online, você deve realizar o login um pouco antes do horário determinado e aguardar o contato com o médico na tela. 

Agendamento online por meio de aplicativo

Cada clínica de telemedicina atende de uma forma específica, no entanto, alguns padrões são gerais, para facilitar  o atendimento ao usuário.  

No atendimento online por meio de aplicativo é preciso:

  • Realizar o download gratuito do aplicativo na sua loja do smartphone;
  • Criar um perfil de usuário com seus dados pessoais e responder às perguntas solicitadas;
  • Selecionar qual especialidade está procurando. Caso não exista um campo em específico com essa finalidade, deixe o aplicativo te guiar até o atendimento médico.

Uma dica útil para tornar o atendimento mais prático é deixar anotado em uma folha de papel ao lado, a data do início dos sintomas, medicamentos de uso contínuo e alergias, caso possua.

Um bom exemplo desses aplicativos é o Sarar. No app Sarar você tem acesso às melhores clínicas, agendamento agilizado e até 70% de desconto em exames laboratoriais e consultas de dezenas de especialidades.

E o melhor de tudo: Você não paga mensalidade e nenhuma taxa para agendar sua consulta!

Os benefícios da telemedicina para os pacientes

A ideia de um atendimento médico remoto há 50 anos,  seria assustadora para a maioria. Não ter um médico na sua frente, analisando seus sintomas com o toque da mão, seria inacreditável. 

Hoje é uma realidade, não apenas satisfatória, como benéfica. A telemedicina faz uso de recursos do nosso dia a dia para encurtar a distância entre médicos e pacientes, trazendo inúmeras vantagens. 

Dentre alguns dos benefícios da telemedicina para pacientes podemos citar:

  • Velocidade do atendimento –   em muitos casos,  o paciente  pode ser atendido no mesmo dia do agendamento;
  • Ter atendimento médico em áreas remotas;
  • Praticidade – em especial para quem possui dificuldades de locomoção;
  • Custo baixo – o valor da consulta costuma ser menor, porque os custos do médico é menor em razão da estrutura;
  • Velocidade.

Toda mudança precisa de um período para total aceitabilidade, no entanto, a previsão da Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma migração de mais de 60% dos pacientes para o universo da telemedicina em menos de 10 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *