fbpx
quarentena

O que é quarentena e quanto tempo ela deve durar?

O que é quarentena e quanto tempo ela deve durar?

A descoberta do novo coronavírus deixou uma palavra em evidência: quarentena. Este foi um dos termos mais usados no jornalismo brasileiro entre março e julho de 2020, o auge da COVID-19 nos veículos de comunicação. Também é um termo importante para quem está se precavendo contra uma doença infectocontagiosa. Saiba mais sobre a quarentena a seguir.

Afinal, o que é quarentena?

Algumas doenças virais possuem o período de contágio. Em outras palavras, o período no qual as pessoas ao redor de quem está doente podem se contaminar. Para evitar que isso aconteça, a medicina criou o que chamamos de ‘período de quarentena’.

A quarentena é uma medida de saúde pública de isolamento para quem está com uma doença infectocontagiosa. O infectado deve, portanto, ficar em um ambiente sozinho para evitar que outras pessoas se contaminem.

Esta medida de segurança foi instituída por meio de estudos sobre o comportamento de alguns vírus. Doenças virais são as grandes responsáveis por uma solicitação médica de quarentena. São exemplos: catapora, sarampo e a COVID-19.

Quanto tempo deve durar uma quarentena?

Apesar de o nome ser ‘quarentena’, estamos falando de um período de isolamento de 15 dias seguidos. O termo ficou em uso porque no início, o afastamento era de 40 dias mesmo. Acreditava-se que só após o período de um mês e uma semana as pessoas não estariam mais correndo risco de contágio.

Com o avanço dos estudos descobriu-se que na verdade não é preciso tanto. Com apenas 15 dias a maioria das doenças já não oferece riscos aos saudáveis. E isso somado ainda ao fato que esta quinzena está com margem de erro. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), com cerca de 12 dias o risco já está quase ausente. Esses três dias a mais são a margem de erro e segurança para garantir uma contagem correta.

Isso porque muitos pacientes não sabem ao certo identificar quando os sintomas iniciaram. Logo, podem informar a data errada e danificam a contagem do período no qual as pessoas ao redor correm risco de contaminação. Se a contagem estiver errada, a quarentena de 15 dias pode ser contada errada também, deixando os outros expostos. Enfim, a margem de três dias minimiza esse risco.

Como deve ser esse período de quarentena?

O isolamento solicitado por médicos para algumas doenças pode ser feito em casa ou no hospital. O determinante para isso é o estado de saúde do paciente. Se há risco de uma piora em casa, um hospital deve ser procurado com medidas preventivas. Pode ser necessário, por exemplo, uma solução de hidratação intravenosa e neste caso, o indicado é se dirigir a uma instituição de saúde.

Já a quarentena em casa deve ser feita com repouso e isolamento total. Se estamos falando de uma doença infecto contagiosa é importante separar todos os itens de uso do infectado. Ele não pode partilhar pratos, copos e talheres, por exemplo, nem toalhas. Deve tomar banho e ficar em um ambiente sozinho. O ideal é que o paciente fique sozinho em casa. Porém, como nem sempre é possível, o isolamento em um cômodo é indicado.

A hidratação e alimentação são importantes para o corpo combater naturalmente a doença. É crucial ainda acompanhar o quadro clínico e, em caso de piora, procurar um médico imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *