fbpx

Saúde mental: confira 7 dicas de como manter a mente saudável

Saúde mental: confira 7 dicas de como manter a mente saudável

A sua mente é a grande controladora das funções corporais. É por causa dela que seu coração bate, por exemplo. Mas é também por causa dela que você sente medo, angústia e ansiedade. As vezes ela não vai e bem com isso temos problemas de saúde mental. Saiba mais sobre esta condição clínica e como cuidar.

O que seria ‘saúde mental’?

Podemos definir a saúde mental como o bem-estar de nossa mente. O cérebro e suas conexões neurais ao longo do corpo compõem o sistema nervoso. Este sistema é controlador de todas as funções biológicas como falar, mexer os braços e pernas, por exemplo. Na parte psicológica ele é o nosso HD interno de memórias, nosso juiz nas escolhas e regulador de emoções.

Tantas funções em um único órgão não o deixam sobrecarregado naturalmente. Mas quando ele não está saudável sentimos sinais claros como cansaço, insônia e até dores físicas.

O que pode ‘abalar’ sua saúde mental

Fisicamente tudo pode evoluir bem no funcionamento do seu corpo, mas a mente nem sempre está legal. Isso pode acontecer por diversos fatores:

  • Estresse familiar ou no trabalho;
  • Acumular funções demais;
  • Consumir conteúdo não agradável na TV, em jornais ou ao longo do dia a dia;
  • Sobrecarga no trabalho;
  • Doenças psicológicas como depressão, ansiedade, esquizofrenia, entre outras.

Dicas para manter a saúde mental no positivo

Não é porque não tocamos com os dedos que não podemos cuidar da saúde mental. Medidas simples ao longo de nossa jornada diária são responsáveis diretamente por manter a mente sã. Algumas delas são:

1 – Pratique uma atividade física

A prática regular de exercícios físicos ativa os músculos e força a liberação de endorfina, o hormônio da felicidade. Você terá então, ao fim de cada sessão, uma sensação de bem-estar maravilhosa.

2 – Tire folgas

Por mais que você goste do seu trabalho não menospreze o poder do cansaço mental. Um dia de decisões importantes, análises e revisões é cansativo seja qual for o cargo ocupado. É por isso que é tão importante um dia de folga na semana. Não devemos abrir mão dele.

Faça pausas periódicas mesmo sendo um freelancer e elaborando o seu próprio horário. Estas pausas são importantes para manter a mente em ‘stand by’ e desafogar o fluxo de informações. Relaxar é preciso e faz bem!

3 – Faça meditação

A prática da meditação traz benefícios incríveis para a saúde mental. Por exemplo, a concentração melhora, assim como o nível de atenção aos detalhes e o relaxamento. Apenas cinco minutos por dia é o suficiente para uma melhora significativa.

4 – Durma bem

Sentado o seu corpo descansa, mas é durante o sono que a mente pode relaxar de verdade. Ela renova suas energias para a rotina no dia seguinte. Contudo, para ser descanso mesmo, tente dar à sua mente ao menos seis horas de sono.

5 – Pensamento positivo sempre!

Logicamente não podemos controlar nossos pensamentos mas podemos optar por focar nos positivos. Tente enxergar os fatos de uma forma melhor, focando na solução em vez de apenas problemas. Pensamentos negativos causam estresse, dores de cabeça e até febre por ansiedade e nervosismo.

6 – Mantenha uma boa alimentação

Uma saúde mental em estado pleno significa um corpo funcionando bem. Para isso é essencial ter uma alimentação regular e balanceada. Você sabia que pensar consome calorias? Logo, para pensar melhor é necessário comer melhor.

7 – Mantenha um hobby

Precisamos de algo que nos dê tanto prazer a ponto de arrancar um sorriso só em saber que amanhã você fará isso. Uma atividade para ser desfrutada em prazer total, sem envolver salário e que você realmente goste. Pode ser pintura, tocar um instrumento, por exemplo, costurar ou algo do tipo. Desde que você se sinta bem ao executar ao menos uma vez por semana.

Esses são apenas sete bons exemplos de bons hábitos simples para a saúde mental. Há muito mais que pode ser feito no dia a dia. E caso não sinta nenhuma melhora converse com um profissional de saúde sobre o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *