fbpx
exames de rotina

Quais exames de rotina devem ser feitos anualmente?

Quais exames de rotina devem ser feitos anualmente?

É como diz o ditado: melhor prevenir a remediar. Ou seja, é muito mais vantajoso e benéfico fazer exames de rotina anualmente para checar a saúde do nosso corpo do que tratar a doença em si, gastando tempo e dinheiro com consultas e remédios.

E é por isso que exames regulares são essenciais. Em poucas e boas palavras, avaliar seus fatores de risco para várias condições médicas, rastreio de câncer e outras doenças, bem como seus hábitos de vida, ajuda você a manter-se realmente saudável, reduzindo, e muito, o risco de desenvolvimento de doenças crônicas ou fatais.

As recomendações feitas pelos profissionais de saúde sobre a frequência dos exames de rotina são baseadas em fatores fundamentais tais como idade e a saúde atual. O ideal é que, ao completar 50 anos, devam ser feitos anualmente. Claro, o médico poderá sugerir mais ou menos tempo entre eles.

Também é preciso manter-se atualizado sobre vacinas e testes de triagem. Tanto para homens quanto para mulheres, os exames de rotina devem incluir revisão e atualização do histórico de doenças e familiar, e, se necessário, lista de medicamentos utilizados e alergias.

Exames de rotina para pessoas com enfermidades

Nos exames de rotina serão levados em consideração a pressão alta, obesidade com base no índice de massa corporal, uso do tabaco, álcool e drogas, depressão, HIV (para adultos de 15 a 65 anos e qualquer pessoa em alto risco) e hepatite C. E, ainda,

diabetes tipo 2, câncer colorretal (câncer colorretal começando aos 50 anos) e de pulmão (com uma tomografia computadorizada de baixa dose anual para adultos com idades entre 55 e 80 anos que fumam atualmente ou fumaram nos últimos 15 anos).

Exames de rotina para mulheres

Os testes de rastreamento adicionais para mulheres incluem uma mamografia para rastreamento de câncer de mama, entre 50 e 74 anos; papanicolau para rastreamento de câncer cervical, entre 21 e 65 anos; rastreio de colesterol alto, a partir dos 45 anos e rastreio de osteoporose, começando aos 65 anos.

Exames para os homens

Já para os homens, os mais importantes são triagem de aneurisma de aorta abdominal, de 65 a 75 anos com histórico de tabagismo; exame de próstata a partir dos 50 anos e rastreio de colesterol alto, a partir dos 35 anos.

O médico verificará o corpo do paciente em busca de sintomas tais como marcas incomuns, localização, tamanho, consistência e sensibilidade dos órgãos internos. Vai ouvir seu coração, pulmões e intestinos com um estetoscópio, usando uma técnica conhecida como percussão, que envolve bater em seu corpo como um tambor para detectar se há fluido em áreas onde não deveria estar.

No caso da mulher, com idades entre 21 e 65 anos, o profissional de saúde também pode fazer um teste de Papanicolau durante o exame físico. Após os procedimentos, o médico conversará com você sobre o que eles encontraram e dirá se precisará de quaisquer exames ou tratamentos adicionais. Fique atento sobre medicamentos de que possa precisar.

Durante a consulta seu médico deverá verificar sua pressão arterial, frequência cardíaca, taxa de respiração, temperatura e aparência geral. Esta é a sua chance de mencionar quaisquer reclamações ou preocupações sobre sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *