fbpx

Quer mais agendamento na sua clínica?

dentista

Quando se consultar com um dentista?

Quando se consultar com um dentista?

Por causa da correria do dia a dia deixamos de lado os cuidados preventivos de saúde até que um sintoma mais grave ou incômodo nos faz lembrar que é preciso fazer um check-up, de seis em seis meses, com um dentista.

Muitas pessoas costumam ignorar os pequenos problemas dentários. Mas são muitos os sinais de aviso de que a saúde da boca não vai nada bem. E os cuidados devem ser redobrados para quem sofre de enfermidades crônicas como diabetes.

As principais maneiras de manter uma boca saudável é escovar os dentes pelo menos duas vezes e utilizar cerdas macias, pois as mais duras podem machucar as gengivas. Use fio dental para limpar as partículas e enxágue a boca com flúor, pois ajuda a prevenir a cárie. As dentaduras precisam ser limpas todos os dias e retire-as quando dormir.

Sinais de que é hora de fazer uma visita ao dentista

O primeiro e o mais importante de todos é o sangramento

O surgimento de sangue na escova de dentes, na pia ou após passar o fio dental não é normal. Estes são sinais visíveis de que você está desenvolvendo uma doença na gengiva, também chamada de periodontal, uma infecção dos tecidos responsáveis por manter os dentes no lugar.

Quando não tratada, pode levar à perda óssea ao redor dos dentes e, eventualmente, à perda dentária. Fique atento para vermelhidão, inchaço, sensibilidade e secreção entre os dentes e as gengivas.

Boca seca, dentes soltos e deslocados

Para ter uma boca realmente saudável, ela precisa estar lubrificada pela saliva que lava as partículas de alimentos e neutraliza os ácidos produzidos pela placa.

Fique atento também a um ligeiro movimento ou espaços cada vez maiores entre os dentes e na maneira como eles se encaixam quando você morde algum alimento.

Choques, feridas e dor de dente

Além das aftas, que costumam ir e voltar constantemente, existem outras lesões orais que precisam ser tratadas, como por exemplo, o sapinho, que se manifesta como feridas brancas na língua, parte interna da bochecha, amígdalas ou céu da boca.

Pode parecer comum, mas dores de dente nunca devem ser ignoradas. A dor e a sensibilidade podem ter várias causas, incluindo cárie, abcesso, dente quebrado e obturação danificada. Se sentir dor ao morder, sensibilidade a alimentos ou bebidas quentes ou frias, consulte um dentista.

Dente quebrado ou lascado

Os dentes podem fraturar ou quebrar e isso geralmente acontece devido a um acidente ou lesão, mas também pode ser causado por mordidas em algo duro ou por cáries. Se o seu dente lascar, rachar ou quebrar, consulte um dentista o mais rápido possível, pois até será possível salvá-lo.

Atenção ainda para a sensibilidade dos dentes, pois podem se tornar hipersensíveis a alimentos e bebidas quentes ou frias quando sua camada protetora, o esmalte, é danificada ou desgastada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *