fbpx
dicas nutrólogo

O que um nutrólogo faz e quando procurar um

O que um nutrólogo faz e quando procurar um

Você já se perguntou o que faz um nutrólogo? Será que ele exerce a mesma função que um nutricionista? Quando você deve procurar um? 

Fique tranquilo pois todas essas dúvidas serão esclarecidas no post de hoje!

A especialidade que ganhou muito reconhecimento a pouco tempo, se difere da nutrição e da endocrinologia, ainda que possam parecer similares.

Para que você não se confunda, separamos um artigo exclusivo contando como o nutrólogo realiza a sua função e quando é o momento de você consultar um.

Se não quiser perder essas informações, acompanhe o post!

O que é nutrologia

A nutrologia é uma especialidade médica reconhecida que exerce a função do diagnóstico e tratamento de resultados ou doenças originadas pela alimentação.

Má alimentação, hábitos desregulares e outros erros podem contribuir para o surgimento de quadros do qual o nutrólogo poderá tratar.

Por incrível que pareça, algumas circunstâncias favorecem o estado ruim em que o paciente se encontra, uma vez que seus nutrientes orgânicos são certamente complexos e devem ser controlados.

A nutrologia receita os medicamentos ideais em prol de tratamentos específicos, assim como outros suplementos que podem ajudar no auxílio das patologias apresentadas e examinadas.

Exames como: eletrocardiograma, holter, exames de imagem e teste ergométrico, são algumas das modalidades que podemos encontrar nesta categoria.

Para entender melhor as funções desse especialista, acompanhe o tópico seguinte!

Quais são as funções do nutrólogo?

Agora que você já entendeu do que se trata a nutrologia, chegou o momento de conhecer as principais funções de um nutrólogo.

Por se tratar de uma área bem ampla, o especialista pode atuar com diversas responsabilidades. Veja só:

  • O nutrólogo pode diagnosticar e tratar doenças nutricionais. Entre as mais conhecidas, podemos citar a diabetes, obesidade e hipertensão.
  • Incentivar o paciente a realizar acompanhamentos periódicos em seu médico especialista para a realização de check-up de sua condição nutricional.
  • Identificar maus hábitos de vida, de acordo com o cotidiano do paciente, orientando o mesmo sobre novas condições de saúde.
  • Educar o paciente em relação a composição de determinados alimentos e como eles agem no corpo e na qualidade de vida.
  • Também cabe ao nutrólogo, formular dietas exclusivas para cada paciente, otimizando os nutrientes e os hábitos saudáveis ao corpo.

Diferenças entre nutricionista e nutrólogo

diferenças nutrólogo nutricionista
Afinal de contas, você sabe qual é a diferença entre nutrólogo e nutricionista? Descubra. | Imagem: Pixabay

Por manter funções parecidas, o nutrólogo e o nutricionista certamente são confundidos. No entanto, a diferença mais marcante em suas atuações, é a formação.

Isso mesmo, o curso e estudo de ambos é diferente. Enquanto o nutricionista possui formação em nutrição, o nutrólogo possui formação em medicina e especialização em nutrologia.

Justamente por sua formação acadêmica, o nutrólogo tem grande autonomia para avaliar a saúde de um paciente de forma completa, interligando até mesmo alguns sintomas com a nutrição.

Em outras palavras, podemos identificar um nutricionista por suas funções como dietas específicas (vegetarianas, esportivas, emagrecimento e etc.), enquanto o nutrólogo avalia a saúde nutricional por intermédio de exames específicos.

Quando procurar um nutrólogo?

O paciente que procura um nutrólogo geralmente é aquele que necessita de um tratamento contínuo de sua doença crônica, ou seja, condições que não se resolvem apenas com alimentação, como na nutrição.

Algumas condições que servem de exemplo são: anorexia, magreza excessiva, bulimia, compulsão alimentar, hipertensão, diabetes e outros.

Se você apresenta algum sintoma dos quadros acima citados, procure um médico especialista o quanto antes. 

Conclusão

Hoje, você conheceu mais sobre a nutrologia e as principais funções que um especialista da área exerce.

Se você conhece alguém que necessite dessas informações, não hesite em compartilhar.

Do mais, continue nos acompanhando com apenas um clique!

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *