Entenda a função da psicologia na atualidade
Entender a mente e o comportamento humano é um desejo de todos, mas apenas uma ciência faz isso. Ela se chama psicologia, um dos ramos de estudos mais complexos e importantes da atualidade. Ela pode, inclusive, ser crucial para compreender e lidar com algumas situações contemporâneas. Saiba mais a seguir.
O que é a psicologia?
Quando alguém sente vontade de conversar e não se sente ouvido, ou não tem liberdade e confiança para falar de determinado assunto, com as pessoas que estão a sua volta, é comum desejar procurar um psicólogo. Este tipo de frase faz parte do cotidiano, mas não representa o papel de profissionais da área, de uma forma precisa.
A psicologia é a área das ciências humanas responsáveis por estudar a mente e o comportamento humano. Esta definição é a mesma tanto no dicionário Aurélio como da Organização Mundial de Saúde e do Conselho Federal de Medicina.
Esta é uma das ciências mais antigas da humanidade. Deriva da filosofia e do interesse do homem de compreender o mundo ao seu redor e as relações entre as pessoas. Mas foi no Século XX, que os estudos e as pesquisas sobre o assunto avançaram radicalmente.
A importância do entendimento do “eu”
Um dos grandes motivos da procura por um psicólogo é a busca por autoconhecimento. Este interesse em dominar o “eu”, entender como funciona cada reação e sentimento é o que torna a psicologia tão importante para o crescimento pessoal.
Este é o único ramo de conhecimento responsável por entendimento pessoal, além do físico, uma vez que a psicologia também pode melhorar o corpo físico, você sabia? Isso acontece porque ela trata a mente, avaliando as memórias e sentimentos de forma a encontrar a causa de algumas reações.
Por exemplo, se você apresenta sudorese ao atravessar uma ponte é sinal de medo ou ansiedade. Este sintoma físico pode estar ligado a algo bem mais íntimo e poderoso a ser tratado com um psicólogo. Logo, curar a mente é curar também o corpo.
Conhecer mais sobre o ‘eu’, ajuda no entendimento dos sentimentos e superar diferentes situações do cotidiano.
A função social da psicologia
É fato, que a psicologia tem um enorme papel no desenvolvimento pessoal e mudanças comportamentais. Se uma pessoa está enfrentando graves crises de ansiedade, por exemplo, o psicólogo é o profissional adequado para ajudá-lo.
A psicologia, também estuda o homem inserido no meio, seu comportamento diante de diversas situações e seus sentimentos na tomada de decisões.
Muitos estudos são responsáveis por revelar e resolver problemas sociais. Por exemplo: investigar o medo ou vergonha de algumas pessoas em ir a um consultório médico, pode levar a um aumento de visitas do agente de saúde para orientações.
É uma prova de como o estudo da psicologia pode auxiliar comunidades. Uma união entre conhecimento social e o mental para ajudar um público específico.
A psicologia ainda tem muito por desenvolver
São apenas 600 anos de existência da psicologia. Demorou mais de um século para se compreender seu valor interdisciplinar e ainda há muito a se desenvolver.
Seus recentes usos na política, por estudo de comportamento, para direcionar o voto de forma precisa com as fakes news, é uma grande prova do que esta ciência ainda possui para oferecer ao mercado.