fbpx
agendamento rápido de consulta: descubra como

Agendamento rápido de consulta: o telefone é a melhor opção?

Agendamento rápido de consulta: o telefone é a melhor opção?

Na hora da marcação de consulta, um dos principais fatores mais avaliados e considerados pelos pacientes é a agilidade. Portanto, se você busca passar boa impressão sobre a clínica ou consultório e satisfazer o seu público, é indispensável que você pense qual é a melhor maneira de garantir o agendamento rápido de consulta.

E nesse quesito podemos avaliar opções que vão desde o telefonema, sendo esta a forma mais tradicional de todas, até o agendamento online (podendo ser através de apps médicos específicos ou até mesmo pelo WhatsApp).

Com isso é comum surgir a dúvida: será que o telefone é a melhor opção? Confira nesse post quais são os prós e contras do agendamento de consultas pelo telefone e tire as suas conclusões!

Agendamento por telefone: prós e contras

O agendamento por telefone é o método mais tradicional que existe, sendo utilizado por clínicas e consultórios há décadas. Ele consiste em o paciente pegar o número do estabelecimento e ligar para que possa ser atendido pelo setor responsável pelas marcações (recepcionista ou call center) e fazer a marcação do seu horário dentre as opções disponíveis.

Podemos citar como principal vantagem desse tipo de agendamento o fato da possibilidade de o paciente aproveitar essa ligação para retirar alguma dúvida ou pedir alguma orientação a respeito do profissional ou procedimento.

No entanto, os contras desse tipo de agendamento é que o paciente pode acabar encontrando a linha telefônica ocupada, precisando retornar a ligação por diversas vezes ou então ter de aguardar na linha (na maioria das vezes ouvindo aquelas musiquinhas de espera que ninguém gosta). Essa espera pode gerar insatisfação no paciente ou até mesmo desistência.

Além disso, através desse método o paciente não consegue ter acesso a todos os horários disponíveis na agenda, precisando escolher apenas dentre as pouquíssimas opções que o atendente lhe passou.

Por fim, outra desvantagem considerável que podemos citar é que se o objetivo é encontrar um agendamento rápido de consulta, acreditamos que essa não seja a melhor opção. Isso porque como foi dito acima na maior parte das vezes o paciente precisará esperar sua vez de ser atendido e, por parte da equipe de colaboradores, o agendamento telefônico também toma grande parte do tempo diário, precisando por vezes direcionar alguém exclusivamente para essa função.

Como garantir o agendamento rápido de consulta no método online?

Se por um lado nós concluímos que o agendamento telefônico, embora seja um método tradicional e que possa garantir benefícios para a clínica não seja tão rápido, o agendamento online pode contribuir e muito para garantir agilidade durante as marcações.

E a explicação disso é que com ele o cliente pode agendar suas consultas diretamente do site da clínica/consultório ou por um app específico sem que seja necessário intermediários (como é o caso de call centers e atendentes).

Há também a possibilidade de marcação online pelo WhatsApp, embora esta maneira não seja tão eficaz como quando se utiliza um software específico para isso.

Agendamento online: prós e contras

Já adiantamos que o agendamento de consultas online pode ser muito benéfico para garantir um agendamento rápido de consulta. Porém, muito se engana quem pensa que seus benefícios acabam aí. A clínica/consultório que optar por essa forma de marcação irá usufruir de diversas outras vantagens, como:

  • Funcionamento 24 horas por dia: o agendamento online normalmente funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que o paciente agende sua consulta fora do horário comercial (o que não acontece na marcação por telefone, por exemplo). Essa é de fato uma excelente vantagem, tendo em vista que o dia a dia das pessoas está cada vez mais corrido e grande parte delas está deixando para resolver suas pendências pessoais à noite;
  • Praticidade: uma vez que a marcação online acontece geralmente através do site ou app para smartphone, o paciente usufrui de uma praticidade tremenda durante o agendamento, precisando ter acesso apenas a um aparelho eletrônico com acesso à internet;
  • Dá maior poder de decisão aos pacientes: diferente da marcação por telefone, ao marcar a consulta online o paciente consegue ter acesso a agenda do profissional para escolher, dentre todos os horários disponíveis, qual é o que mais lhe agrada. Ou seja, ele tem maior poder de decisão;
  • Agilidade: a marcação online normalmente é bem rápida e descomplicada, levando poucos minutos até que o paciente consiga agendar o horário com o profissional desejado. Esse fator é uma das principais vantagens e que vai contribuir para que o paciente tenha uma boa impressão da clínica;
  • Maior otimização de tempo: além de otimizar o tempo do paciente que leva poucos minutos até fazer sua marcação, o agendamento online é benéfico também para a otimização do tempo dos funcionários da clínica que por sua vez terão mais tempo livre para se dedicar às outras tarefas administrativas, sem precisar passar grande parte do dia no telefone agendando e confirmando as consultas dos pacientes.

Entretanto, embora o agendamento online seja muito benéfico para grande parte das clínicas, não podemos deixar de citar um fator que deve ser considerado quando decidir incluir esse agendamento rápido de consulta na sua clínica: é que este método costuma agradar públicos mais jovens e que já são adeptos ao uso da tecnologia. No caso de pacientes idosos e conservadores, será necessário manter o canal de atendimento por telefone para conseguir atendê-los.

Bom, esperamos que você tenha conseguido compreender quais são os prós e contras dos agendamentos por telefone e online. Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

E, se porventura você tiver interesse em conhecer um app médico que disponibiliza a função de marcação de consulta online além de diversos outros benefícios para a sua clínica/consultório, não deixe de acessar o site do Sarar. Tenho certeza que você se surpreenderá!

No mais, te esperamos por aqui em nossos próximos posts para mais dicas de saúde e empreendedorismo! Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *