Marketing médico: o que é e como utilizá-lo
Você já ouviu falar em marketing médico? Pois bem, é sobre esse assunto que falaremos hoje!
Muitos médicos e especialistas da saúde utilizam o marketing como forma de divulgar seus respectivos trabalhos e promover determinados cuidados ao público.
Infelizmente, algumas pessoas se enganam ao pensar que este método se trata de autopromoção ou algum tipo de prática antiética.
Pelo contrário, o marketing médico possibilita o conhecimento, o suporte e o fomento de novos atendimentos.
Se você deseja entender melhor sobre essa prática, acompanhe o post que preparamos para você!
O que é marketing médico?
Em síntese, o marketing médico se trata de várias ações que formulam uma visão sobre o trabalho de determinado profissional da saúde.
De maneira direta, o médico conquista novos pacientes através de seus conteúdos e táticas de conversão. Com isso, a sua cartela de pacientes crescerá juntamente com o seu faturamento.
Uma vez aplicadas tais técnicas, você poderá não apenas dobrar a quantidade de pacientes, mas também se destacar frente à concorrência e gerar mais credibilidade ao público.
Por se tratar da área da saúde, sua imagem e seu atendimento precisam ser referências no meio em que você atua.
Qual é a relevância do marketing médico?
Nesse sentido, podemos considerar o marketing médico como uma das alternativas feitas para atrair pessoas e, por consequência, futuros pacientes.
No entanto, levamos em conta que apenas o marketing não será o suficiente para garantir volume em seu consultório.
Outros pontos como: estrutura, funcionários, recepção, atendimento e resolução, também contam como critérios fundamentais.
E se mesmo com toda a estrutura você não consegue boas demandas, o marketing pode entrar para resolver este problema, e você irá entender isso mais à frente.
O seu paciente pesquisa sobre você na internet
Foi exatamente o que você leu: o seu paciente te procura na internet!
Se um paciente chegou até a sua mesa para que você o atenda, muitas etapas anteriores foram necessárias.
Considerando que a internet é altamente utilizada para embasamentos e referências, é muito provável que o seu paciente tenha procurado conteúdos sobre você, a fim de saber se a escolha que ele está fazendo é segura.
Se não sobre você, ele pode ter procurado informações sobre a clínica.
E considerando isso, é bastante importante que você mantenha sua referência no topo.
Entenda como nos próximos parágrafos!
Comece criando o seu marketing médico
Agora que você já entendeu a relevância do marketing médico, chegou o momento de aplicá-lo em sua rotina.
Para isso, separamos quatro opções de estratégias que você pode adotar em seu cotidiano:
- Utilize as redes sociais: Sem dúvidas, as redes sociais podem ser definidas como os ambientes mais propícios para divulgar o seu trabalho. Criar conteúdos e interações com o público, certamente atrai novos pacientes para o seu atendimento.
- Pesquise por redes exclusivas: Além das redes sociais convencionais, você também pode optar por plataformas específicas da área da saúde. Nelas, dúvidas entre pacientes e médicos podem ser esclarecidas ao mesmo tempo em que você divulga seu trabalho e conhecimento.
- Aproveite o e-mail marketing: O e-mail marketing pode ser uma das alternativas utilizadas para manter o interesse de alguém que já conhece o seu conteúdo. Vale apostar em algumas plataformas exclusivas para essa função.
- Garanta uma identidade visual: Se você deseja ser reconhecido com facilidade, crie sua própria identidade visual. Um consultório que a possui, pode ser facilmente usado como referência para converter novos pacientes.
O que não fazer no Marketing Médico
Ainda que tudo pareça ser muito fácil, vale considerar os cuidados que você precisa ter ao colocar suas táticas no mercado.
O marketing médico é uma atividade controlada pelo Conselho Federal de Medicina, e não pode ser realizada de qualquer modo.
Veja os tópicos de atenção:
- Não atender outras especialidades que não se relacionem com a sua;
- Não possuir envolvimento com propagandas enganosas;
- Não exibir fotos ou vídeos de pacientes sem a devida permissão;
- Não realizar consultas ou diagnósticos a distância.
De todos os modos, aconselha-se examinar cautelosamente todos os direitos e deveres dessa prática.
Conclusão
Agora que você conheceu mais sobre o marketing médico, está na hora de iniciar o seu!
Se este post foi útil para você, acompanhe novos assuntos em nosso blog com apenas um clique.
Até a próxima!