Recepção de clínica: como deve ser o primeiro atendimento?
Quando se fala em atendimento ao paciente, é comum imaginar que ele só acontece dentro do consultório e conduzido pelo profissional da saúde. Porém, esse é um grande equívoco. Um atendimento de qualidade mesmo engloba toda a experiência do paciente, que vai desde o primeiro contato para a marcação da consulta, passando pela recepção de clínica, atendimento médico e até mesmo o pós-venda.
E é sobre a recepção de clínica que iremos abordar hoje: você tem mensurado como anda os atendimentos na recepção? E afinal, você sabe como eles devem acontecer?
Separamos algumas informações essenciais que irão te ajudar (e muito!) a entender como devem ser os primeiros receptivos do seu paciente na clínica. Confira a seguir.
Como receber os pacientes na recepção de clínica
O atendimento pelos recepcionistas pode parecer algo simples, mas no final das contas é de extrema importância para os pacientes e que pode ser decisivo na hora de tomar a decisão sobre continuar ou não o seu tratamento ali.
Veja quais são as nossas dicas de como aumentar o nível dos seus atendimentos e aumentar a probabilidade da satisfação dos pacientes:
Foque no treinamento
O treinamento dos recepcionistas é de extrema importância para garantir eficácia nos atendimentos. Afinal, um atendimento ruim pelo telefone pode fazer com que os pacientes desistam até de marcar a consulta, ou até mesmo de retornar à clínica quando sentem que não são bem recebidos ao chegar lá.
Por isso, invistam sempre em treinamentos que possibilitem os seus atendentes a proporcionarem um serviço mais qualificado aos seus pacientes e, além disso, busque formas de manter sua equipe motivada a fim de garantir que ela terá disposição e foco para executar os serviços da melhor maneira possível.
Faça o paciente se sentir em casa através do atendimento da recepção de clínica
Uma boa forma de garantir a satisfação do paciente é se colocando no lugar dele. Portanto, pense em como ele gostaria de ser recebido e busque cumprir alguns requisitos para que ele possa se sentir bem no seu consultório. São algumas dicas que você pode seguir:
- Mantenha o local sempre limpo e organizado;
- Disponibilize um banheiro para os seus pacientes;
- Forneça água, café, suco, chá e/ou biscoitos;
- Forneça copos descartáveis e guardanapos;
- Mantenha a temperatura do ar-condicionado agradável.
Torne a recepção de clínica mais agradável para seus pacientes
Além de proporcionar conforto para seus clientes, é importante imaginar quais seriam as maneiras capazes de tornar a experiência da espera pela consulta mais agradável. Veja algumas opções:
- Coloque uma música ambiente de boa qualidade e no volume adequado;
- Deixe a televisão ligada em canais de entretenimento ou filmes que não abordem assuntos polêmicos;
- Disponibilize revistas atualizadas sobre assuntos cotidianos ou sobre saúde;
- Disponibilize vídeos ou revistas infantis, a fim de entreter as crianças que frequentarem o local;
- Ofereça internet WI-FI de qualidade.
Atente-se para a escolha dos móveis
Nem sempre a decoração mais bonita é a que vai propiciar o máximo de conforto ao seu público. Portanto, não foque somente na estética, lembre-se de verificar quais são as necessidades do paciente para garantir o máximo de conforto e comodidade durante o tempo de espera.
Escute a opinião dos seus pacientes, sempre!
E por último, mas não menos importante, escute sempre a opinião dos seus pacientes para que você possa aperfeiçoar o seu atendimento. Afinal, de nada adianta você seguir um script que aparentemente é perfeito se, na prática, não estiver agradando o seu público de interesse.
Uma das formas mais eficazes de colher essas informações é através da pesquisa de opinião que podem ser colhidas por e-mail, WhatsApp, formulários eletrônicos ou por softwares específicos para essa funcionalidade.
Esperamos que você tenha conseguido compreender a importância de prestar o um bom atendimento na recepção de clínica e quais são os passos para tal. Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui para que possamos esclarecê-la.
Ah, e se quiser continuar acompanhando mais dicas sobre empreendedorismo e saúde, basta continuar acompanhando o nosso blog! Nos vemos por aqui nos próximos posts. ????