fbpx
humanização na saúde

Entenda por que a humanização na saúde é fundamental

Entenda por que a humanização na saúde é fundamental

Em um mercado cada vez mais competitivo, os consultórios que querem se destacar precisam se reinventar no que diz respeito aos atendimentos. E uma das maneiras mais efetivas de garantir que seus clientes ficarão satisfeitos com o serviço e aumentar as chances de fidelização é através da humanização na saúde.

Mas afinal, você sabe do que se trata a humanização e os seus reais benefícios para o seu consultório? É sobre isso que abordaremos nesse post. Confira a seguir.

O que é o atendimento humanizado?

Em um modo geral, o atendimento humanizado utiliza de práticas e recursos para estreitar o relacionamento entre os profissionais e pacientes. Através dele é possível entender o sofrimento de quem está sendo atendido a fim de realizar um diagnóstico aprofundado e individualizado.

Qual é a importância da humanização na saúde?

A humanização na saúde é o que vai garantir que os profissionais e pacientes terão vínculos necessários para o sucesso nos tratamentos, ou seja, é essencial para que todo o processo ocorra da melhor maneira possível.

São características de um atendimento humanizado:

  • Ética profissional;
  • Tratamento individualizado;
  • Empatia, atenção e acolhimento;
  • Escuta atenta e diferenciada, olhando para as questões humanas do paciente;
  • Respeito às suas intimidades e diferenças;
  • Troca de informações eficaz;
  • Confiança, segurança e apoio;
  • Infraestrutura adequada.

Quais são os benefícios da humanização na saúde?

Como foi dito anteriormente, investir em um atendimento humanizado poderá garantir que seu consultório irá se destacar e que seus pacientes ficarão satisfeitos. Mas os seus benefícios conseguem ir além. Confira abaixo quais são os principais benefícios da humanização na saúde:

Favorece a memória afetiva dos pacientes

Um dos pontos primordiais para um bom atendimento é o diálogo com o paciente. Porém, não são todos os profissionais que prezam por isso, fazendo com que muitas vezes seus atendimentos sejam padronizados.

Através da prática do atendimento humanizado, você pode trocar informações com o paciente e ter uma estratégia para mantê-las anexadas. Assim, quando o paciente retornar, você poderá interagir novamente situando-o no mesmo assunto que foi conversado anteriormente.

Temos certeza que dessa maneira o paciente se sentirá acolhido e importante, táticas essenciais para que ele fique realmente satisfeito com o serviço prestado.

Melhora as condições de trabalho dos colaboradores

A humanização na saúde permite que você seja delicado não apenas com seus pacientes, mas também com toda a sua equipe de colaboradores. Afinal, não faria sentido algum manter um atendimento humanizado com os pacientes e um processo grosseiro com os seus funcionários.

Portanto, seus benefícios não serão apenas por parte dos seus pacientes, mas também pela sua equipe, já que ela estará mais produtiva e empenhada e o nível de confiabilidade na empresa aumentará.

Garante melhor eficácia com o cuidado do paciente

Uma vez que você possui mais cuidado e cautela com as necessidades e dores do paciente, você fica mais propenso a entender o que ele realmente precisa e o seu processo de cura tente a ser mais rápido.

Além disso, quando os pacientes entendem que estão sendo tratados de maneira humana e individualizada, eles costumam se abrir mais aos tratamentos que lhe são passados e a confiar mais no profissional, garantindo maior constância aos tratamentos e, assim, aumentando a sua eficácia.

Aumenta a confiabilidade

Se o paciente for bem atendido e ficar satisfeito com o seu tratamento, a chance de confiar nos seus serviços de novo e de um retorno no futuro é consideravelmente maior. Com a sua satisfação, ele também passa a indicar a clínica para seus conhecidos e isso é altamente importante para você.

E aí, conseguiu compreender qual é a importância da humanização na saúde e quais são seus benefícios para sua clínica? Esperamos que sim! Agora é hora de coloca-la em prática para garantir melhores resultados para você.

Caso tenha ficado com alguma dúvida em relação a este assunto, basta comentar nesse post que nós te esclarecemos.

Ah, e se quiser contar com o apoio de um app para aprimorar e facilitar a experiência dos seus pacientes com a clínica, não deixe de conhecer a Sarar, tenho certeza que você se surpreenderá. Clique aqui e saiba mais.

Te esperamos por aqui em nosso próximo post para mais dicas de empreendedorismo e saúde. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *