fbpx
telessaúde

Telessaúde: quais são os benefícios para pacientes?

Telessaúde: quais são os benefícios para pacientes?

Iniciada dentro da classe média, a telessaúde é hoje uma das grandes auxiliares no atendimento à pacientes. Ela pode trazer muitos benefícios tanto para o corpo médico como para quem necessita deste tipo de prestação de serviço. Saiba mais a seguir do seu funcionamento e vantagens.

Entenda o que é telessaúde

A telessaúde é a prestação de serviço por profissionais da área médica de forma remota. O dispositivo usado para este atendimento varia entre a Internet (hoje o mais requisitado), telefone, via satélite, entre outros. 

Este tipo de prestação de serviço já é aceito e estimulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1997. Também foi regulamento pelo Conselho Federal de Medicina e o Ministério da Saúde o tornou oficial em 2017.

A princípio, a ideia era que os médicos trocassem conhecimento de forma mais rápida, sendo então chamado de ‘telemedicina‘. Em muitos países, por exemplo, cirurgias eram auxiliadas e guiadas por médicos à distância através de vídeos.

Quando a telessaúde pode ajudar bastante

A tecnologia no meio médico veio para auxiliar em diversos setores, e isso vale tanto para profissionais como pacientes. Temos um maior intercâmbio de informação e conhecimento entre os médicos e o acesso a métodos de tratamento e pesquisas agora é bem mais rápido.

E há ainda, muitas vantagens para os pacientes, veja alguma delas a seguir!

Atendimento rápido quando a distância é uma barreira

A distância, o trânsito ou a impossibilidade de transporte não são mais motivos para alguém não ter atendimento médico. Por meio da telessaúde é possível um diagnóstico em questões rápidas.

Possibilidade de consultar vários médicos para segunda opinião

Às vezes, consultar um especialista recomendado em sua área envolve translado aéreo e hospedagem para se obter o melhor atendimento. Com a telessaúde é possível então, uma conversa, mostrar exames e fazer uma avaliação prévia sem sair do caso.

Auxiliar atendimento de pacientes com dificuldade de locomoção

A teleconsulta é uma excelente alternativa em diversas comorbidades médicas. Por exemplo, há casos de pacientes que não podem se expor a bactérias ou ainda, pacientes que precisam de auxílio para caminhar.

Enfim, em muitos casos uma consulta de rotina pode ser feita no formato de telessaúde sem prejuízo.

Sem espera

Um dos maiores desestimulantes de uma visita ao consultório médico ainda é a espera. Isso porque pequenos atrasos em cada consulta (além dos atrasos do profissional de saúde e emergências) podem acumular mais de duas horas de aguardo. 

Este tipo de situação, o paciente da telessaúde não precisa suportar. Basta realizar o login em horário pré programado ou chamar quando necessitar em caso de emergências. 

Monitoramento remoto do paciente

Este tipo de prestação de serviço está se popularizando no Brasil e traz um diferencial incrível para pacientes em acompanhamento constante. Em vez de levar um paciente em estado grave ou com dificuldade de locomoção para o consultório e enfrentar diversos problemas ele pode ser atendido no conforto de sua casa. 

Logicamente haverá momentos em que o tele atendimento não será o suficiente. Contudo, os atendimentos constantes diminuem as visitas ao espaço físico. 

Da mesma forma corta o hiato entre o surgimento de um sintoma e a visita ao consultório. Desta forma, a piora de um quadro clínico pode ser evitada de pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *