fbpx
tecnologia na saúde

Conheça as principais tendências da tecnologia na saúde

Conheça as principais tendências da tecnologia na saúde

Com a pandemia e todas as restrições causadas pelo avanço do vírus, a tecnologia acelerou processos e quebrou de vez milhares de paradigmas. Nada mais será como antes depois do novo normal. Em todos os setores da economia, tudo mudou. Em especial, e, definitivamente, a tecnologia na saúde.

Prontuários e prescrições eletrônicos, sistemas de gestão médica, software para farmácias, startups. É uma grande revolução em curso, e quem não se adaptar corre o risco de fechar suas portas. De diagnósticos em tempo real a dispositivos que rastreiam e transmitem dados do paciente à distância. Saiba abaixo as tendências para os próximos anos:

Wearables e Data Insights

Os wearables prometem ajudar os profissionais da saúde a coletar uma grande quantidade de dados de um grupo cada vez maior e mais diversificado de usuários. Os dispositivos vão rastrear métricas como pressão arterial, níveis de glicose, fibrilação atrial, entre outras coisas.

Inteligência artificial

Das telas do cinema para a realidade. A inteligência artificial vai ajudar os pacientes a controlar seus cuidados, com ferramentas que incluem chats para ajuda rápida com pequenas doenças. Também poderão ser usado para desenvolver algoritmos que ajudam os oncologistas a oferecer informações detalhadas sobre leituras de biópsia. No futuro, segundo especialistas, os algoritmos vão interpretar múltiplas fontes de dados ao mesmo tempo.

Realidade virtual

Os cirurgiões poderão visualizar possíveis obstáculos antes de cirurgias complexas, sobrepondo dados de imagem e informações relevantes. As residências para idosos serão muito beneficiadas. A tecnologia vai ajudar os pacientes com a memória afetada. Imagens vívidas fornecidas por fones de ouvido também estão sendo usadas em hospitais como um modo de distração, evitando ou diminuindo o uso de analgésicos. Fones de ouvido vão ajudar os usuários a ter mais qualidade de vida e ativar a memória de pessoas com Alzheimer.

Telessaúde

Pacientes poderão receber uma consulta diante das câmeras sem o custo físico e financeiro da viagem. Com emergências de hospitais lotadas, as pessoas farão seus tratamentos remotamente, incluindo a comunicação com o médico. Fundamental para quem não pode sair de casa, quem mora em locais afastados ou rurais.

Internet de assuntos médicos

Vários dispositivos e aplicativos móveis que desempenham o rastreamento e prevenção de doenças crônicas para pacientes e seus médicos. Podem ser feitas medições médicas comuns, como temperatura da pele, nível de glicose e leituras de pressão arterial. O objetivo é fornecer comunicação consistente e eficaz com vários dispositivos, resolvendo o problema de conectividade.

Privacidade

A computação em nuvem pode tornar o armazenamento e a recuperação de dados muito mais eficiente. Mas a privacidade é fundamental na tecnologia de saúde. Cumprir todas as regras de confidencialidade será um grande desafio a ser enfrentado, pois ainda não é possível proteger totalmente os dados sigilosos de saúde e outros problemas físicos e mentais do paciente.

Livros contábeis digitais

Também chamados de Blockchain, permitem que os provedores de saúde distribuam registros de transações aos pacientes com segurança. Evita falsificações e economiza custos em gastos no rastreamento manual. No futuro, ajudará a lidar com informações sobre estudos clínicos e registros de pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *