fbpx
isolamento

Cuidados com a saúde após isolamento

Cuidados com a saúde após isolamento

A humanidade está passando por um período intenso de isolamento social devido à crise pandêmica que se instaurou nos últimos tempos.

Impactos econômicos, sociais e políticos foram inevitáveis, mas nenhum deles comparou a saúde dos indivíduos, uma vez que muitos deles não resistiram. 

E os que tiveram força para suportar toda a luta de um vírus mortal, ainda procuram segurança e alívio para os próximos dias.

Ainda que o período de isolamento tenha acabado, os cuidados permanecem e muitas pessoas possuem dúvidas quanto a eles.

Por este motivo, trouxemos uma lista dos principais tópicos que você deve considerar após este período.

Acompanhe!

Como saber que estou totalmente curado?

duvidas isolamento social
Confira as dúvidas sobre o isolamento social durante a pandemia. | Imagem: Pixabay

Uma dúvida comum entre pessoas que contraíram o vírus ou não: como saber se estou curado? 

Bom, de modo geral, o acompanhamento clínico dirá quando você estará apto para receber alta, ou livre para sair de seu isolamento. No entanto, as informações sobre essa fase são de grande importância para quem ainda não compreendeu totalmente.

A primeira cura, denominada como “cura clínica”, acontece quando os sintomas da doença não estão mais ativos. Ao mesmo tempo, também temos a “cura microbiológica”, onde o organismo elimina todo o vírus, ainda que esse seja um processo consideravelmente mais demorado.

O tipo da cura pode variar entre as pessoas, não existindo um padrão pré determinado entre eles. Tanto casos graves, quanto os mais tranquilos, o paciente comumente demora um pouco mais para eliminar o vírus do corpo.

Em casos mais sérios, por exemplo, os pacientes possuem maior dificuldade de resistência, uma vez que seus corpos estão exaustos devido à falta de oxigênio.

De modo geral, você estará certamente mais tranquilo, após 14 dias de alta do isolamento. Se os sintomas não voltarem, o seu caso será dado como resolvido. Do contrário, um médico deverá ser consultado quanto antes.

Utilize máscara

Posteriormente, consideramos o fato de que você já esteja livre de seu isolamento. Do mesmo modo, os cuidados permanecem e um dos principais deles é a utilização da máscara.

O uso da máscara está diretamente ligado ao combate do vírus, contando que ele não terá acesso à boca e ao nariz. Pessoas infectadas, transmitem a doença através de gotículas geradas por tosses, espirros ou fala.

E por este motivo, o uso é indispensável até que um cenário saudável seja estipulado.

Mantenha a distância

Outro cuidado básico para se manter seguro após o isolamento, é a distância.

Ainda que você utilize máscaras, a aproximação de uma pessoa infectada pode transmitir a doença do mesmo modo sem exceções. E sem dúvidas, você não gostaria que isso acontecesse.

Por esse motivo, manter uma distância saudável de 2 metros, pode resguardar sua saúde e também a do próximo.

Higienização

Juntamente com a máscara e o distanciamento, você deverá considerar em sua lista, o hábito da higienização, de preferência com álcool gel e lavagem.

O álcool gel diminui o risco da propagação do vírus, no entanto, o produto não garante 100% de eficácia. Para isso, os médicos indicam a lavagem das mãos regularmente com água e sabão.

A higiene de sua mão representa a sua segurança: se ela estiver limpa, certamente evitará o risco de viroses e outras doenças, uma vez que os microrganismos não ficarão na superfície da pele.

Portanto, otimize a limpeza de suas mãos, de sua casa, dos seus itens de utilização e de suas compras.

O fato de você ter saído de um isolamento, não dispensa os cuidados básicos durante a pandemia.

Saúde Mental

E quem pensou que os cuidados pós isolamento eram apenas questões higiênicas e de segurança, se enganou! A saúde mental também está inclusa no pacote.

O índice de depressão e ansiedade triplicaram durante este período em relação aos anteriores. Casos como esses se tornam comuns contando que as pessoas se sentem presas, limitadas e enfermas em seus espaços.

A sensação de cansaço, barreiras e dor, pode destruir uma pessoa muito mais do que a própria doença.

Por este motivo, tratar a saúde mental após o isolamento é extremamente fundamental. Atividades saudáveis de entretenimento e relações familiares podem sanar o período de estagnação.

Alimentação

Por último, não se esqueça de preservar sua alimentação, ela é extremamente importante para manter seu sistema imunológico reforçado. 

Feito isso, você estará resguardado de doenças, resfriados e principalmente do coronavírus.

Conclusão

Gostou do post? Então fique por dentro de novos conteúdos clicando aqui!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *