fbpx
benefícios e malefícios do remédio para ansiedade

Remédio para ansiedade: conheça os prós e contras e saiba quando tomar

Remédio para ansiedade: conheça os prós e contras e saiba quando tomar

A ansiedade, quando excessiva, pode acabar se tornando uma doença (CID 10 F41.1), que provoca inúmeros sintomas como: preocupação e medo extremo sendo necessário um acompanhamento profissional e tratamentos específicos, como é o caso de remédio para ansiedade.

Mas você sabe quando os remédios devem, de fato, ser tomados e quais são os prós e contras da medicação? É sobre isso que falaremos no post de hoje! Confira a seguir:

Remédio para ansiedade: prós e contras

Quando o paciente está sofrendo de ansiedade, uma das alternativas que o profissional tem para combater os sintomas é através da indicação de remédio para ansiedade. Essa é de fato uma maneira muito eficaz para grande parte dos casos, afinal, eles conseguem combater a tensão por meio de processos químicos, são calmantes, conseguem agir diretamente nos neurotransmissores e, em geral, melhoram o estado clínico do paciente consideravelmente.

Em contrapartida, eles podem acabar causando efeitos colaterais principalmente nos primeiros meses de uso. Confira quais são alguns desses sintomas:

  • Sonolência;
  • Comprometimento da coordenação motora;
  • Amnésia;
  • Enjoo;
  • Perda da força e/ou tônus muscular;
  • Confusão mental;
  • Vertigens e/ou tonturas;
  • Dores de cabeça;
  • Visão turva e/ou visão dupla;
  • Dificuldade de concentração.

Quando tomar remédio para ansiedade?

Tendo em vista que os remédios podem proporcionar benefícios e melhora no estado clínico do paciente, mas ao mesmo tempo pode causar efeitos colaterais, é inevitável que você passe por uma consulta médica para que o profissional possa avaliar o seu caso através da anamnese, exame clínico e complementares para que possa chegar ao diagnóstico e ao tratamento mais indicado e te dizer quando você deve iniciar o uso de remédio para ansiedade.

Ou seja: somente o profissional poderá te dizer qual é o melhor momento e se realmente é necessário fazer o uso do remédio. A automedicação NUNCA é indicada e você não deve escolher o remédio para ansiedade por conta própria. Afinal, você não sabe qual dará certo para seus sintomas, qual irá te causar efeitos colaterais mais intensos, etc.

Portanto, sempre que sentir que está com sintomas de ansiedade, não deixe de agendar uma consulta com um profissional especializado para que possa ser consultado e o melhor tratamento possa ser inicializado.

Encontre o psiquiatra ideal através do aplicativo Sarar

E se você estiver em busca de um bom médico psiquiatra para avaliação do seu caso, não deixe de conhecer o aplicativo Sarar. Através dele você terá acesso a uma rede de profissionais qualificados com segurança, facilidade e o melhor de tudo: com descontos de até 70% nas consultas. Para mais informações a respeito, acesse: www.sarar.com.br

Esperamos que você possa ter compreendido quais são os prós e contras do remédio para ansiedade e quando você deve iniciar o tratamento. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

No mais, te esperamos por aqui em nossos próximos posts para mais dicas e informações sobre saúde e bem-estar. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *