6 dicas para garantir a qualidade no atendimento da clínica
Uma coisa é fato: o mercado está cada vez mais disputado. Portanto, as clínicas que se esforçam para proporcionar qualidade no atendimento aos seus pacientes possuem grande chance de sobressair perante a concorrência e garantir a fidelização dos mesmos.
Mas afinal… o que a clínica deve fazer para se ter qualidade no atendimento e se diferenciar? É exatamente sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira abaixo!
6 dicas de como se sobressair no mercado e oferecer qualidade no atendimento aos seus pacientes
Separamos 6 dicas essenciais que toda clínica que quer se destacar deve seguir para garantir um atendimento de qualidade. Confira abaixo quais são:
1. Tenha uma boa infraestrutura na clínica
Essa dica vale para empresas de todos os setores e para a clínica isso não seria diferente. Pense que para lidar com pessoas o seu ambiente deve passar uma boa impressão tanto na limpeza como na organização e priorize os seguintes itens:
- Tenha uma recepção aconchegante e que conta com um bom aproveitamento de espaço;
- Coloque a quantidade suficiente de assentos e garanta que eles sejam confortáveis;
- Invista em TV e WI-FI;
- Se possível, coloque revistas e outros objetos de entretenimento
2. Faça investimentos em treinamento pessoal
Garantir qualidade no atendimento na clínica exige que toda a sua equipe de colaboradores esteja preparada, desde as secretárias, até os técnicos, enfermeiros e médicos. Portanto, busque capacitá-los através do treinamento pessoal para que eles estejam dispostos a atender os pacientes da melhor maneira possível.
3. Organize e padronize processos
Os processos organizados e padronizados farão com que você e sua equipe tenham maior facilidade em garantir qualidade no atendimento. Além disso, você irá reduzir consideravelmente as chances de negligenciar ou esquecer alguma tarefa durante o processo, o que poderia prejudicar a satisfação do paciente.
4. Utilize os recursos tecnológicos
Ainda se tratando de organização e padronização dos processos, há algo que pode contribuir bastante para isso: os recursos tecnológicos. Através deles, você poderá garantir que as demandas da clínica sejam executadas com maior efetividade e qualidade, sendo fator imprescindível para a melhoria na qualidade no atendimento.
Veja quais são alguns recursos tecnológicos capazes de serem utilizados na clínica:
- Sistemas de gestão;
- Equipamentos de automação;
- Plataformas informatizadas dos planos de saúde, etc.
5. Faça pesquisas de satisfação
A pesquisa de satisfação é a principal forma de medir a qualidade no atendimento da sua clínica. Afinal, através dela será possível entender o que seus clientes estão de fato pensando sobre os seus serviços.
São aspectos possíveis a serem questionados na sua pesquisa de satisfação: seu processo de marcação de consultas, o atendimento médico, tempo de espera, infraestrutura da clínica, entre outros.
6. Implemente estratégias de pós-venda
As estratégias de pós-venda são importantes para diferentes tipos de segmentos. Porém, quando se trata da área de saúde essa questão pode acabar sendo negligenciada.
Tente ao máximo evitar essa falha para garantir e assegurar a fidelidade do seu paciente através da sua valorização.
E aí, gostou das nossas dicas? Então agora é hora de colocá-las em prática para garantir qualidade no atendimento da sua clínica. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar nesse post que nós te esclarecemos.
Ah, e se tiver em busca de aumentar o volume de consultas particulares da clínica e garantir a melhoria dos atendimentos, não deixe de conhecer a SARAR. Tenho certeza que você se surpreenderá. Clique aqui e conheça!
No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de empreendedorismo e saúde. Nos vemos por aqui!