fbpx
plano de saúde

Como escolher o melhor plano de saúde para a família?

Como escolher o melhor plano de saúde para a família?

Uma coisa é fato: as pessoas têm ficado cada vez mais preocupadas com a saúde. Com isso, saber escolher o melhor plano de saúde para atender você e sua família é essencial para garantir o máximo de segurança, proteção e saúde a todos.

Mas afinal, será que você sabe, de fato, quais critérios que devem ser levados em consideração na hora da escolha? É sobre isso que falaremos aqui. Confira a seguir.

Veja as dicas de como escolher o melhor plano de saúde para a família

Na lista abaixo você vai observar o que deve ser levado em consideração na hora de escolher o melhor plano de saúde para você e para sua família. Veja só:

1 – Descubra o que quer

Esse primeiro passo pode por muitas vezes parecer óbvio, mas acredite, é essencial para garantir que você encontre um bom plano de saúde para você. Para isso, você precisará saber quais são as opções de cobertura, rede credenciada, valores de reembolso e faixa de preço mensal para que tudo se enquadre naquilo que você deseja. Falaremos sobre isso nos próximos tópicos!

2 – Entenda como o plano de saúde funciona

Muito se fala que é essencial ter um plano de saúde para ter acesso a profissionais qualificados e com preço acessível hoje em dia. Mas afinal, você sabe como ele funciona? Ter isso em mente é indispensável para a sua decisão.

O plano de saúde visa disponibilizar uma rede de serviços (profissionais, clínicas, laboratórios e hospitais) para seus clientes credenciados através de uma mensalidade. Ou seja: pagando um valor fixo mensal, você passa a ter direito à marcação de consultas e exames dentre as opções credenciadas pelo plano.

Entretanto, vale ressaltar que existem planos com coparticipação e sem coparticipação. Ou seja, nos planos com coparticipação, as mensalidades costumam ser menores, mas caso você agende algum procedimento, você irá pagar uma taxa adicional. Já os planos sem coparticipação, o valor mensal é único, independente de quantas consultas e exames você fizer. Mas, por outro lado, nessa modalidade a mensalidade costuma ser mais alta.

3 – Avalie o melhor tipo de cobertura

Em ambas as propostas, você deve avaliar qual tipo de cobertura do plano de saúde irá te proporcionar o melhor custo x benefício. Por exemplo, assim como você viu que os planos sem coparticipação tendem a ser mais caros, os planos de saúde com abrangência nacional também terão custos mais elevados do que aqueles que são regionais.

Para isso, faça um cálculo de quanto você deseja pagar no plano de saúde e quais vantagens têm em cada um deles para definir o melhor tipo de cobertura para você.

plano de saúde familiar
Confira os critérios para escolher o melhor plano de saúde para você e sua família. | Imagem: Freepik

4 – Conheça as operadoras de saúde disponíveis

Agora que você já sabe como funciona um plano de saúde e os tipos de cobertura, você deve verificar as operadoras de saúde para definir quais são as melhores opções para te atender. Para isso, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Ranking das operadoras feito anualmente pela ANS;
  • Avaliações dos planos de saúde, disponíveis no site da ANS;
  • Nota do plano de saúde nos sites de reclamações

5 – Analise a rede credenciada

Se você já conseguiu separar uma ou mais opções de plano de saúde para atender você e sua família, não deixe de avaliar qual é a rede credenciada. Afinal, de nada adiantaria ser um bom plano se o mesmo não disponibilizar bons profissionais para você, não é mesmo?

Dentro do site ou app das operadoras é provável que você encontre a listagem dos profissionais credenciados. Verifique!

6 – Leve em consideração as opções de reembolso

Existem serviços que não estão inclusos nos planos de saúde, mas que há opção de reembolso (como é o caso da terapia, por exemplo). Então na hora de escolher o plano de saúde ideal, não deixe de avaliar também como funciona e quais são as condições de reembolso para certificar-se de que ele é, de fato, vantajoso para você.

7 – Confira os serviços adicionais

Por fim, mas não menos importante, os serviços adicionais oferecidos pelos planos de saúde são um critério bastante decisivo para te ajudar a escolher a melhor opção para sua família. Avalie então o que cada um oferece e qual se destaca entre as opções, verificando os critérios listados acima e também os serviços adicionais.

Bom, com nossas dicas é provável que você consiga se decidir quanto ao plano de saúde mais indicado para você. Mas lembre-se: caso você não queira fazer a contratação de um agora, a Sarar pode te ajudar (e muito!).

Com diversos profissionais credenciados, você consegue agendar consultas e exames sem complicação e o melhor: garantindo até 70% de desconto sobre o valor dos procedimentos. Clique aqui e conheça essa opção.

Se tiver ficado com alguma dúvida sobre o assunto, basta comentar aqui que te esclarecemos. No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de saúde e bem-estar. Nos vemos por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *