fbpx
saiba quem é o médico que cuida do intestino

Quem é o médico que cuida do intestino e quando consultar com um?

Quem é o médico que cuida do intestino e quando consultar com um?

Sintomas como dor abdominal, alteração no ritmo intestinal e sangue nas fezes são, em grande parte das vezes, indício de alguma doença. Sendo muito importante que você consulte com um médico que cuida do intestino para diagnóstico e tratamento dos sintomas.

Mas afinal, você sabe qual é o médico que cuida do intestino e quando, de fato, você deve procurá-lo? A princípio é válido ressaltar que existem duas especialidades médicas que podem te auxiliar com o aparelho digestivo, são elas: gastroenterologia e proctologia. Entretanto, há diferenças entre as especialidades que devem ser consideradas na hora de marcar sua consulta.

Criamos esse post te ajudar a entender mais sobre o médico que cuida do intestino, a diferença entre as especialidades e te contar quando você deve procurá-los. Confira a seguir!

Médico que cuida do intestino: gastroenterologista ou proctologista?

Quando se tem alguma queixa no trato gastrointestinal, é necessário que você procure ajuda médica para que o problema possa ser identificado e tratado da maneira correta. Entretanto, muitas pessoas ficam se questionando sobre qual é a especialidade médica mais indicada para isso. E aí nos deparamos com o gastroenterologista e o proctologista.

Embora ambas as especialidades estejam ligadas diretamente ao aparelho digestivo, nota-se que o gastroenterologista possui uma abordagem mais clínica e trata do tubo digestivo como um todo, e até mesmo inclui algumas glândulas anexas (como é o caso do pâncreas e do fígado). Já o proctologista tem uma abordagem clínica e cirúrgica, envolvendo principalmente a parte mais baixa do aparelho digestivo, como é o caso do intestino grosso, reto e ânus.

Quando procurar um médico que cuida do intestino?

especialidade médica que cuida do intestino
Saiba quando procurar o médico que cuida do intestino. | Imagem: Freepik

Agora você já sabe que existem duas especialidades que podem te ajudar com os sintomas gastrointestinais. Mas qual das duas devo procurar? E quando procura-las?

Para sintomas como diarreia ou prisão de ventre, acredita-se que ambas as especialidades podem te ajudar na investigação diagnóstica ou até mesmo no tratamento. E se porventura o gastroenterologista achar conveniente, ele fará o direcionamento ao proctologista.

Agora se você apresenta sintomas como sangue nas fezes, coceira na região anal, dificuldade para segurar fezes ou flatos, o proctologista tende a ser a melhor opção para você.

São doenças que o médico que cuida do intestino pode tratar:

  • Fissuras ou fístulas anais;
  • Hemorroidas;
  • Constipação intestinal;
  • Diarreia crônica;
  • Incontinência fecal;
  • Doenças intestinais inflamatórias, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn;
  • Pólipos intestinais;
  • Câncer de cólon, reto ou ânus;
  • Entre outras.

Onde encontrar um bom profissional?

Você já sabe do que se tratam as especialidades que cuidam do intestino e quando deve procura-las. No entanto, nem sempre encontrar um bom profissional é tarefa fácil, não é mesmo?

Pensando nisso, lhes apresentamos o aplicativo Sarar. Através dele você tem a garantia de facilidade para seus agendamentos, descontos de até 70% em consultas e exames e o melhor de tudo: a certeza de bons profissionais para te atender! Quer saber mais? Acesse o nosso site www.sarar.com.br agora mesmo e confira.

No mais, esperamos que você tenha conseguido entender os principais aspectos sobre o médico que cuida de intestino. Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

E se quiser mais dicas e informações sobre saúde e bem-estar, continue de olho em nosso blog. Até os próximos posts!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *