fbpx

Quer mais agendamento na sua clínica?

especialidades médicas

Especialidades médicas: saiba em qual médico consultar!

Especialidades médicas: saiba em qual médico consultar!

Para cada reclamação ou condição clínica ouvimos dos amigos: procure um médico! Mas qual médico procurar? Para cada sintoma ou conjunto de sintomas no corpo, um tipo de profissional da área de saúde deve ser consultado. Entenda a seguir um pouco mais sobre as especialidades médicas e o que elas podem fazer por você.

O que é uma especialidade médica?

Após terminar o curso de medicina, o médico se forma em clínico geral. Durante o período de residência, ele terá experiência em diagnosticar diversos sintomas. Contudo, não possui especialidade para focar no trato de um único órgão, por tratar do corpo como um todo.

O clínico geral atua em emergências hospitalares ou em consultório próprio e pode cuidar das vacinas de rotina, do acompanhamento de quadros como alergias, dentre outros problemas gerais. Após ouvir ao paciente e analisar alguns exames, o clínico geral diagnostica doenças e encaminha para um especialista.

Após conhecer um pouco mais do corpo humano o médico costuma especializar-se em alguma área. Ou seja, ele escolhe qual área do corpo deseja tratar ao longo de sua carreira, seja em consultório ou como cirurgião. Neste caso ele pode ser um cardiologista, dermato, nefro, e assim por diante.

As especialidades médicas e qual parte do corpo tratam

Para procurar o médico correto de acordo com os sintomas ou de um diagnóstico já relatado por um clínico geral, é necessário conhecer as especialidades. São elas:

Cardiologista – médico responsável por cuidar de problemas relacionados ao coração. Além disso, trata de problemas como a pressão arterial.

Angiologista – aqui, estamos tratando do sistema circulatório. Em outras palavras, da forma como o sangue circula no seu corpo. Pode tratar inchaços nas pernas e braços, por exemplo, e problemas com veias, artérias e vasos linfáticos. Ele é quem trata de varizes, por exemplo.

Endocrinologista – especialista nas glândulas do nosso corpo e produção de hormônios. É um dos médicos procurados quando há um problema na tireoide, por exemplo. No caso de crianças podem diagnosticar doenças no desenvolvimento errôneo.

Hematologista – trata especificamente do sangue e sua qualidade. É responsável por cuidar da anemia, por exemplo, ou problemas de coagulação.

Pneumologista – uma das especialidades médicas mais procuradas para cuidar dos pulmões e de todo o funcionamento do sistema respiratório. Ele trata de doenças como a asma, rinite e enfisema pulmonar, por exemplo. E também, faz tratamentos contra o tabagismo.

Proctologista – responsável por tratar doenças no ânus, cólon e reto. Ele pode diagnosticar e tratar câncer no reto. Este tipo de médico deve ser procurado com problemas no intestino ou dores ao evacuar, por exemplo.

Reumatologista – especialista em doenças inflamatórias como lúpus, artrite e artrose.

Dermatologista – uma das especialidades médicas que pode cuidar de doenças na pele, indo de pequenas inflamações a algo mais grave. Alergias constantes, manchas na pele e trato de doenças crônicas na parte externa do corpo são com ele também.

Mastologista – médico com foco no estudo e trato das glândulas mamárias. Ele seria, portanto, um dos responsáveis por identificar e acompanhar o tratamento de um câncer de mama, por exemplo.

Neurologista – estuda o nosso sistema nervoso central e periférico. Em outras palavras, os nossos neurônios. Pode ser procurado quando a cefaleia (dor de cabeça) se torna crônica, por exemplo.

Oncologista – o médico dedicado a tratar o câncer. Ele fará o acompanhamento para remoção e tratamentos de quimio e radioterapia.

Há ainda, especialidades as quais confundem pacientes mas não são da formação de medicina. O fisioterapeuta, dentista, psicólogo e fonoaudiólogo, por exemplo, são da área de saúde mas não são médicos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *