fbpx
doenças virais

Quais são as doenças virais mais comuns?

Quais são as doenças virais mais comuns?

O fato é assustador, porém real. Os vírus são organismos microscópicos existentes em quase todos os lugares. Na realidade, são considerados a entidade biológica mais abundante do planeta e capazes de infectar os seres vivos. E variam em complexidade. Alguns podem causar doenças virais fatais, já outros provocam infecções sem reações perceptíveis.

Os efeitos variam conforme o tipo de organismo. Seu material genético, RNA ou DNA, é envolto por uma camada de proteína e lipídio (gordura) e não pode se replicar sem um hospedeiro, por isso são classificados como parasitas.

Os vírus têm diferentes formas e tamanhos, sendo descobertos a todo momento. Grande parte surge de outras espécies, preocupando os cientistas, caso do coronavírus, passado para os humanos a partir de um animal selvagem considerado uma iguaria na China.

Estes organismos microscópicos podem ser transmitidos de pessoa para pessoa e de mãe para filho durante a gravidez ou o parto. E podem se espalhar de várias formas: comer ou beber água contaminada, ter contato sexual com uma pessoa infectada com um vírus sexualmente transmissível e trocar fluidos corporais tais como saliva, tosse ou espirro.

Outras formas é tocar superfícies ou respirar gotículas transportadas pelo ar. Existe ainda a transmissão indireta de pessoa para pessoa por um hospedeiro, como um mosquito, carrapato ou rato do campo

Nesse post, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre doenças virais.

Doenças mais comuns

A mais falada das doenças virais ultimamente e que vem contaminado e levando a morte milhões de pessoas no mundo inteiro, a Covid-19, pelo agente coronavírus. Outras séries de doenças causadas por vírus são o resfriado comum e diferentes tipos de gripe, sarampo, caxumba, rubéola, catapora, herpes, hepatite, poliomelite, raiva, febre ebola, HIV, dengue, Zika e o HPV.

Não existe cura, e, em alguns casos, somente a vacinação pode impedir sua propagação. A grande maioria das infecções virais desencadeia uma resposta do sistema imunológico, mas o HIV, por exemplo, têm maneiras de escapar das defesas do corpo.

Tratamentos para doenças virais

Quando o sistema imunológico do corpo detecta um vírus, ele começa a responder, para permitir que as células sobrevivam ao ataque. As infecções bacterianas podem ser tratadas com antibióticos, mas as virais requerem vacinações para preveni-las ou medicamentos antivirais para tratá-las. Muitas vezes, o único tratamento possível é o alívio dos sintomas.

Foi graças a pandemia da AIDS, uma doença autoimune que os antivirais foram desenvolvidos amplamente. Essas drogas não destroem o patógeno, mas inibem seu desenvolvimento e retardam o progresso da doença. Estes medicamentos também estão disponíveis para tratar a infecção pelo vírus herpes simplex, hepatite B, hepatite C, gripe, herpes e catapora.

Consequências para o corpo

Os sintomas comuns de doenças virais incluem sintomas semelhantes aos da gripe e mal-estar. No entanto, as doenças mais comuns, o resfriado comum e a gripe, são autolimitadas em pessoas geralmente saudáveis. Isso significa que a infecção causa a doença por um período de tempo, depois se resolve e os sintomas desaparecem conforme o sistema imunológico ataca o vírus e o corpo se recupera.

Em alguns casos, as doenças virais podem levar a complicações graves, possivelmente com risco de vida, como desidratação, pneumonia bacteriana e outras infecções bacterianas secundárias. Pessoas sob risco de complicações incluem aquelas que têm uma doença crônica ou um sistema imunológico suprimido ou comprometido. Em caso de dúvida, é melhor consultar seu médico de confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *