fbpx

Quer mais agendamento na sua clínica?

Depressão, ansiedade e estresse:

Depressão, ansiedade e estresse: saiba identificar e diferenciar os sintomas

Depressão, ansiedade e estresse: saiba identificar e diferenciar os sintomas

Uma coisa é fato: a depressão, ansiedade e estresse muitas vezes podem causar sintomas semelhantes. Saber como identificá-los e, sobretudo, diferenciá-los poderá fazer com que você entenda o que está sentindo para encontrar os melhores profissionais para te auxiliar. Confira a seguir.

Identificando e diferenciando a depressão, ansiedade e estresse

Veja a seguir as principais características das crises de depressão, ansiedade e estresse para que você saiba como identificá-las e diferenciá-las:

Estresse

O estresse refere-se à resposta do nosso corpo a algum acontecimento traumático, que pode ocorrer apenas uma vez ou sucessivas vezes (se o que ocasionou tiver gerado emoções muito intensas, a memória permanecerá suscitando a reação do corpo por algum tempo).

Ele também aparece quando algo inconveniente se repete por muito tempo, sendo necessário que nosso sistema psicossomático se exponha a uma condição que demanda uma porção extra para manter tudo sob controle, sem que haja tempo suficiente para descansar e recuperar as energias.

Em resumo, o estresse baseia-se a uma condição física ou emocional que pode ocorrer em situações pontuais, como quando perdemos alguém (em caso de morte, separação conjugal ou desemprego) ou quando você fica exposto a situações que te causam cansaço físico e/ou emocional por longo período, sendo capaz de medir quando e o que te causou aqueles sintomas.

São sintomas comuns de uma crise de estresse: dor de cabeça, gastrite, diarreia ou constipação, náuseas ou tonturas, perda da libido, sudorese excessiva, problemas dermatológicos e imunidade baixa.

Ansiedade

Já a ansiedade não pode ser considerada a resposta do organismo a um evento traumático ou inconveniente, como acontece na crise de estresse. Diferente disso, a ansiedade baseia-se a um estado de vigilância e atenção, onde a pessoa assume uma postura preventiva frente a uma situação real ou imaginária de risco.

Pode ser considerada algo abstrato, mas por fazer parte do campo das atitudes, ela não consegue ser controlada apenas pelo campo da razão, fazendo com que frequentemente seu gatilho seja disparado para os outros sentidos do corpo (visão, audição e outros), despertados por sentimentos como o medo e a raiva.

São sintomas comuns de uma crise de ansiedade: palpitação, sensação de garganta fechada (ou “bolo na garganta”), sudorese excessiva, tremores, falta de ar, sensação de desmaio, náusea, vômito e/ou desconforto abdominal, formigamentos, preocupação excessiva, dor ou desconforto no peito e outros.

Depressão

Por fim, a depressão é bem diferente do que vimos até aqui. Ela é considerada uma doença psíquica marcada pelo transtorno de humor, em que a emoção passa a controlar a pessoa e a razão não manda em mais nada. Nesse caso, a pessoa passa a vislumbrar perspectivas de vida sombrias e/ou pessimistas, deixando que a tristeza e o desânimo tomem conta.

Em muitas vezes, a depressão é acompanhada por diversos sintomas físicos, apatia e até mesmo pensamentos suicidas, sendo indispensável o acompanhamento profissional e tratamentos direcionados para reversão do caso.

São sintomas comuns da depressão: tristeza, humor deprimido, perda de interesse, mudança de apetite, ganho ou perda de peso, insônia, dormir em excesso, perda de energia, fadiga acentuada, movimentos físicos sem sentido, dificuldades para raciocinar, pensamentos de morte ou suicídio, irritabilidade, ansiedade e/ou angústia, medo excessivo, diminuição da libido, dores no corpo, azia, indigestão, diarreia e/ou prisão de ventre, entre outros.

Bom, agora que você já sabe do que se trata a depressão, ansiedade e estresse e as principais características que os diferencia, é hora de ir em busca de uma ajuda profissional para que seu quadro possa ser diagnosticado e o melhor tratamento seja iniciado.

Lembre-se de que tanto o estresse acumulado, quanto a ansiedade e a depressão requerem cuidado especial para que o quadro não se agrave, evitando que você tenha comprometimento no seu quadro de saúde e bem-estar geral.

O psiquiatra é o profissional responsável para te avaliar e te direcionar para os melhores tratamentos. Agende uma consulta agora mesmo pelo app Sarar com facilidade, segurança e excelente custo x benefício. Basta acessar www.sarar.com.br e conhecer nossas condições!

E se quiser continuar acompanhando dicas e notícias sobre saúde e bem-estar, basta continuar acompanhando o nosso blog. Te esperamos por aqui. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *