fbpx

Quer mais agendamento na sua clínica?

como funciona a administração de finanças

Como fazer uma boa administração de finanças da sua clínica

Como fazer uma boa administração de finanças da sua clínica

Todo médico que deseja ter o seu próprio empreendimento precisa ter em mente que, além dos conhecimentos técnicos da profissão, eles precisam também desenvolver alguns conhecimentos relacionados à administração de finanças para garantir o seu sucesso profissional.

Porém, nem sempre descobrir quais são esses conhecimentos e, mais do que isso, colocá-los em prática é tarefa fácil. Se porventura você deseja descobrir quais são e o que você precisa fazer para ter uma boa administração de finanças na sua clínica basta continuar a leitura desse post.

Qual é a importância da boa administração de finanças para clínicas?

Uma coisa é fato: de nada adianta o médico ter boas competências técnicas em sua área se o mesmo não souber administrar as finanças da clínica (ou não contratar quem faça isso em seu lugar). Isso fará com que, embora sua agenda esteja sempre cheia de clientes, ele não consiga organizar-se para pagar as suas despesas e poderá acabar acarretando a falência da empresa.

E é nesse cenário que entra a importância da administração de finanças: da mesma forma que é essencial a competência profissional do médico, ele também precisa estar ciente sobre o financeiro da clínica para garantir que tudo está sobre controle para o bom funcionamento ao decorrer dos meses.

Dicas para a boa administração de finanças para clínicas

Fazendo uma boa administração de finanças da clínica
Foto por Freepik

Embora uma das maiores preocupações de todo médico seja garantir um atendimento humanizado e qualificado aos seus pacientes, é bom ter em mente que isso não é o suficiente para garantir o sucesso da sua clínica. Além disso é essencial ter controle das finanças do estabelecimento e para isso você deve seguir os passos abaixo:

1 – Organize os gastos e faturamento

Em uma rotina muitas vezes tumultuada, a maioria dos profissionais acabam esquecendo de separar um tempo para fazer anotações sobre as movimentações financeiras da clínica, sejam elas diárias, semanais, mensais e anuais. Essa falta de informação prejudica bastante na sua organização, tendo em vista que você não saberá o que se passa e como andam as suas receitas e despesas.

Portanto, é muito importante que você disponha de um tempo diário para que você esclareça seus gastos e que saiba todos os gastos que se passam dentro da sua clínica, garantindo o controle necessário para obter as informações que você precisa para entender em quais áreas os recursos estão sendo utilizados.

2 – Planeje-se

Se mesmo sabendo com que os recursos estão sendo utilizados você não se planejar corretamente, muito provavelmente você vai acabar gastando muito com o que não deveria e poderá chegar em um momento em que você não conseguirá arcar com tantas despesas, virando uma verdadeira bola de neve.

Para isso não acontecer, o ideal é que você se planeje com antecedência, evitando assim grandes problemas para você.

3 – Tenha uma reserva financeira e invista

A terceira dica é muito importante, mas infelizmente é ignorada por grande parte dos profissionais que, ainda que tenham uma boa administração de finanças, acabam não levando em conta a reserva financeira.

E o motivo da sua tamanha importância é que não podemos prever o dia de amanhã e você pode acabar sendo pego desprevenido por algum imprevisto em que precisará arcar com alguma despesa repentina.

Portanto, lembre-se de guardar uma reserva e preferencialmente invista-a para garantir que ela irá render. Assim você ficará mais tranquilo(a) para que, se algo acontecer, você estará prevenido e o futuro do seu negócio não estará em risco.

4 – Contrate um software médico para auxiliar na administração de finanças

Sabemos que a rotina de um médico é por muitas vezes muito tumultuada sendo bastante complicado organizar-se financeiramente sem o auxílio de ninguém ou de algum software especializado. E é exatamente por isso que existem inúmeras opções no mercado que podem te ajudar com isso.

Então a recomendação é que você encontre uma boa opção de software médico para a contratação e utilize os recursos voltados para a gestão financeira. Assim você terá muito mais segurança, praticidade e agilidade durante o seu dia a dia para a administração de finanças e outras atividades da clínica.

5 – Tenha um bom marketing médico

Por fim, não deixe de investir em um bom marketing médico. Afinal, será através dele que você poderá se tornar referência no mercado, atrair e fidelizar pacientes e manterá sua agenda sempre cheia, aumentando o seu faturamento e melhorando a perspectiva financeira da sua empresa, ponto essencial para manter a sua administração de finanças sempre com bons resultados.

E aí, conseguiu compreender os principais pontos referentes a administração de finanças? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

E se porventura você quiser mais dicas e informações a respeito de saúde e empreendedorismo, continue acompanhando o nosso blog. Te esperamos por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *