fbpx

Quer mais agendamento na sua clínica?

tipos de diu

DIU: quais são os tipos e como decidir qual usar?

DIU: quais são os tipos e como decidir qual usar?

O Dispositivo Intra-Uterino, também conhecido como DIU, é um método contraceptivo confeccionado em plástico flexível em formato de T. Ao ser introduzido no útero, ele tem como função impedir a gravidez e possui eficácia igual ou superior a 98%.

O profissional indicado para a colocação e remoção do DIU é o ginecologista, e, embora seja possível começar a usar o método em qualquer época do período menstrual, o desejado é que se coloque dentro dos primeiros 12 dias do ciclo.

Em relação aos tipos de DIU, existem dois principais que são muito usados e possuem características diferentes. Mas afinal… O que de fato difere cada um deles? Como decidir qual usar? É sobre isso que falaremos nesse post. Confira a seguir!

O que é o DIU de cobre?

O  DIU de cobre é feito de plástico e revestido somente com cobre ou cobre de prata e serve apenas como uma barreira de proteção. Ou seja, não envolve o uso de hormônios e isso faz com que, na maioria dos casos, ele tenha menos efeitos colaterais, como: alterações de humor, alterações de peso ou diminuição da libido.

Com garantia de proteção para aproximadamente 10 anos, ele pode ser usado por mulheres de qualquer idade e não há nenhuma interferência com a amamentação.

O que é o DIU mirena?

Por outro lado, o DIU mirena contém hormônio (levonorgestrel) que vai sendo liberado no útero após a sua colocação. Embora ele possa causar mais efeitos colaterais na mulher, ele também proporciona diversos benefícios, como: diminuição do risco de câncer do endométrio, redução do fluxo da menstruação e alívio das cólicas menstruais.

Esses benefícios fazem com que o DIU mirena seja usado não apenas por mulheres que desejam encontrar um método contraceptivo, mas também por aquelas que estejam em tratamento de endometriose ou miomas e a sua proteção é de 5 anos aproximados.

Como decidir qual dos dois usar?

DIU

Bom, essa é uma questão muito pessoal e que precisa ser avaliada criteriosamente por cada paciente: quais são seus objetivos com o DIU? Somente contraceptivo ou deseja reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual ou da menstruação intensa? Você possui alguma restrição quanto ao uso de hormônios? Quanto a possibilidade de efeitos colaterais, ela te incomoda ou é algo que você consegue suportar?

Enfim, são perguntas que a mulher precisa avaliar antes da tomada de decisão. O médico ginecologista de sua confiança também poderá avaliar sua condição de saúde para te indicar qual é a opção mais segura para você. Portanto, na hora de se decidir, não deixe de consultá-la e busque esclarecer todas suas dúvidas a respeito do assunto.

O que podemos afirmar é que, independente do tipo (cobre ou mirena), o DIU é um excelente contraceptivo que, quando colocado e acompanhado por um profissional competente, possui boa eficácia e com baixos riscos à saúde da mulher.

Caso você queira encontrar o profissional indicado para avaliar o seu caso e analisar a possibilidade de colocação do DIU, não deixe de conhecer o app Sarar. Através dele você encontra excelentes médicos ginecologistas com segurança, praticidade e excelente custo x benefício. Clique aqui e confira!

No mais, te esperamos por aqui em nossos próximos posts para mais dicas de saúde e bem-estar. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *