Psiquiatria online: como se consultar com um psiquiatra online?
Vamos falar sobre psiquiatria online?
Muitas vezes nós subestimamos nossa necessidade de sermos ouvidos. Se temos uma dor no joelho, procuramos com diligência e sem problemas um ortopedista, entretanto, por que não fazemos o mesmo quando nossas emoções não vão bem, procurando um profissional qualificado, o psiquiatra?
Hoje em dia, tanto pelo advento da pandemia como pela mudança do nosso estilo de vida, urge a adaptação do mercado em atender essa nova demanda, chegando até nós a telemedicina. O CFM (Conselho Federal de Medicina) regulamenta e fiscaliza a prática de atendimentos médicos presenciais e online em todo país, graças à Resolução n. 2.227/18 do CFM, que permite a prática, desde que siga todas as recomendações passadas.
Entretanto, por se tratar de algo novo, muitas pessoas ainda não sabem como funciona essa modalidade de atendimento, ficando em dúvida se a psiquiatria online funciona da mesma forma como é nas consultas presenciais.
Como se consultar com um psiquiatra online?
Separamos algumas dicas que mostrar como é a consulta na psiquiatria online e dicas para se preparar, confira:
Primeiro passo: buscar o profissional e marcar sua consulta no horário desejado
Hoje em dia, há uma infinidade de clínicas que disponibilizam a telemedicina. Escolha o seu profissional de psiquiatria (seja por pesquisa, indicação, etc), marque sua consulta na data e horário desejados e aguarde as instruções da instituição ou do médico.
Escolha um lugar reservado e confortável
Para o dia da consulta, o ideal é que esteja sozinho, em um ambiente com o mínimo de distração possível, interferências e que seja confortável para você. Lembrando que a iluminação também é um fator importante para que o médico consiga enxergar você com nitidez, e caso seja necessário, leve um fone de ouvido consigo para o local em que irá ficar para a consulta, pois pode ajudar no diálogo, deixando o áudio mais claro para ambos.
Na hora e no dia combinado, entre no link da consulta online enviado previamente
Para que a consulta ocorra, você deve estar com o link aberto na hora e dia que marcou a consulta. Podendo ser das mais diversas plataformas de reuniões (Zoom, Streamyard, Google Meet, Skype, etc), o link terá sido enviado previamente pelo médico. Essas salas garantem privacidade e segurança, usando criptografia de ponta a ponta.
Tenha em mãos seu histórico de paciente, suas dúvidas e perguntas que gostaria de fazer
Caso você já tenha sido paciente psiquiátrico alguma vez, tomou medicamentos ou faz uso atualmente, deixe tudo anotado para poder explicar ao médico antes, para que ele possa ter uma base de como foram os outros tratamentos, quais remédios usou e se adaptou ou não, etc. Tenha também em mãos suas perguntas e dúvidas, para poder esclarecê-las durante o tempo da consulta.
Esteja aberto aos questionamentos do profissional
Durante a consulta, pode ser que o psiquiatra faça perguntas mais pessoais ou algumas outras perguntas, mas elas são importantes para que seja desenvolvida uma boa linha terapêutica para você seguir.
A consulta na psiquiatria online não tem mistérios e é tão efetiva quanto a presencial, podendo ser feita no conforto do seu lar!
Com todas as informações passadas sobre psiquiatria online e como se consultar com um médico psiquiatra online, poderá colocar as dicas em ação e cuidar da saúde mental.
E se porventura você estiver procurando um bom profissional para te atender, não tenha dúvidas que através do app Sarar você encontra diversas opções com muita facilidade, segurança, e o melhor: economia! Acesse www.sarar.com.br e saiba mais.
Para mais dicas e informações de saúde, te esperamos por aqui em nossos próximos posts. Até breve!