fbpx
psicólogo ou psiquiatra

Psicólogo ou psiquiatra: quando buscar cada tratamento

Psicólogo ou psiquiatra: quando buscar cada tratamento

Você sabe a diferença entre psicólogo e psiquiatra? Essa é uma pergunta feita por muitos pacientes que identificam que precisam de tratamento psicológico, mas não sabem muito bem por qual profissional procurar: psicólogo ou psiquiatra.

Há inclusive quem ache ambas as profissão exercem o mesmo papel, o que de fato não é verdade. Existem diversas diferenças entres o psicólogo e o psiquiatra e é exatamente por isso que criamos esse post: para que você saiba distinguir as profissões e entenda quando deve procurar cada um dos tratamentos. Tem interesse neste assunto? Então vem com a gente que iremos te contar! 😉

O que faz o psicólogo?

O psicólogo é um profissional da área de humanas que pode atuar em diversos segmentos, como: consultórios de psicologia, área educacional, área organizacional de empresas (como é o caso do setor de Recursos Humanos) e até mesmo na clínica esportiva. As suas técnicas visam analisar o comportamento humano, sejam em pessoas com ou sem problemas emocionais, comportamentais e/ou mentais.

Através do tratamento psicológico, o paciente poderá refletir sobre suas emoções e comportamento, promovendo a melhora dos seus sintomas e até mesmo o seu amadurecimento pessoal e profissional.

psicólogo ou psiquiatra

O que faz o psiquiatra?

Por outro lado, o psiquiatra é um médico que precisa fazer além do curso de medicina, o curso de especialização em psiquiatria. Por ser uma especialidade médica, o profissional pode fazer diagnóstico de doenças, tratar, curar e promover uma maior qualidade de vida aos pacientes.

Além disso, o psiquiatra é o único capacitado na prescrição de medicamentos. Entretanto, isso não exclui a sua obrigação de examinar e entender as queixas do paciente para chegar a um diagnóstico final. Muito pelo contrário, ouvir o que o paciente tem a dizer é uma das suas responsabilidades principais e é o que vai possibilitar que o melhor tratamento seja indicado.

Resumindo: o psiquiatra é o profissional responsável por tratar as pessoas que passam por algum transtorno psíquico, mas que não precisa necessariamente fazer o uso de alguma medicação.

Psicólogo ou psiquiatra: qual profissional procurar?

De modo geral, o psicólogo e psiquiatra são profissionais que andam juntos e que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida e a saúde mental dos pacientes. Mas para que você saiba quando deve procurar cada um, veja nossas dicas a seguir:

A psicologia não restringe os seus tratamentos apenas para quem está passando por algum problema psíquico, embora seja uma boa opção para esses casos. Ela visa ajudar as pessoas que estão em busca de alguma orientação, autoconhecimento, que estão passando por alguma dificuldade emocional, pessoal, profissional e/ou social, que estão passando pelo processo de luto ou perda… Enfim, a psicologia possui benefícios a todos os pacientes que querem o acompanhamento profissional.

Por outro lado, o psiquiatra é o médico especializado em tratar doenças psíquicas. É ele quem vai analisar o seu caso e te passar um diagnóstico e tratamento, sendo que em muitos os casos ele mesmo faz o direcionamento ao psicólogo.

Portanto, para entender quem você deve procurar, você precisa primeiramente identificar os seus sintomas: caso você esteja se sentindo mais ansioso que o normal, com medo, apresentando sintomas físicos de ansiedade, com uma tristeza sem motivo aparente, sem sentir ânimo para fazer as coisas e/ou com apetite alterado, é bem provável que você esteja enfrentando uma crise psíquica e é importante que seja avaliado por um médico psiquiatra.

Agora se você estiver precisando resolver algum problema pessoal ou profissional, estiver enfrentando problemas no seu relacionamento e quiser um auxílio profissional neste sentido, o psicólogo lhe ajudará.

E aí, conseguiu compreender a diferença entre psicólogo e psiquiatra? Esperamos que sim! E agora que você já sabe, é hora de encontrar o profissional mais indicado para lhe auxiliar.

No app Sarar você localiza diversos profissionais com muita segurança e praticidade. E o melhor de tudo: com um custo x benefício que você nunca viu! Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços.

Ah, e se quiser mais informações a respeito de saúde e bem-estar, basta continuar acompanhando o nosso blog. Nos vemos por aqui. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *