fbpx
prontuário eletrônico

Conheça as vantagens do prontuário eletrônico!

Conheça as vantagens do prontuário eletrônico!

Não é somente a telemedicina que vem transformando a forma de tratar a saúde de pessoas no mundo inteiro. A modernização do setor de saúde passa por várias e definitivas transformações visando economia de tempo, dinheiro e praticidade, como o prontuário eletrônico.

As mudanças são muitas, incluindo também os registros de dados dos pacientes. É o fim das pilhas de papel, disponível para apenas um profissional de cada vez, sujeito a caligrafia confusa, perdas, dificuldade de ser feita pesquisa por outros médicos, padronização, etc.

Os antigos prontuários estão ficando no passado, absolutamente em desuso, dando lugar para a modernidade. É a vez dos eletrônicos, que, entre tantos aspectos positivos, podem ser facilmente acessados, evitando erros, são mais práticos, completos e, o que é mais importante, ajudam a salvar cada vez mais vidas.

prontuário eletrônico

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), como é denominado, é, sem sombra de dúvida, a principal ferramenta de alta qualidade utilizada pelo médico em suas atividades diárias, utilizado no consultório, centro diagnóstico ou hospital. A tecnologia pode auxiliar no registro da história clínica e exame físico, bem como na solicitação de exames e prescrição.

Mas atenção! Os sistemas precisam ser seguros e devem adotar mecanismos de confidencialidade e integridade das informações. Para isto existe uma certificação digital específica para a adoção da tecnologia.

Com o intuito de estabelecer as normas, padrões e regulamentos para o PEP/RES no Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) estabeleceram um convênio de cooperação técnico-científica, em vigência desde o ano de 2002.

Benefícios

De acordo com a análise de especialistas no assunto são várias as vantagens do prontuário eletrônico para a saúde e a medicina. Talvez a melhor delas seja a de colocar as informações disponíveis online, permitindo o acesso total, e não parcial, dos dados. Até porque a saúde de um paciente deve ser tratada de forma integral, com o acompanhamento de vários profissionais.

A comunicação rápida e imediata entre os profissionais é fundamental, pois permite uma avaliação geral de como anda a saúde da pessoa, facilitando o trabalho do médico que chega a um diagnóstico bem mais exato, e rápido.

O monitoramento das enfermidades, tratamento e sintomas é completo, independentemente do especialista consultado.

Imagine uma pessoa que tenha mais de uma doença ao mesmo tempo e que necessite de vários tratamentos. É preciso saber todo seu histórico de saúde, medicamentos tomados e cirurgias realizadas no passado, acompanhamento de tudo o que foi feito até os dias de hoje, e outros dados extremamente importantes tais como alergias, tipo de sangue, e muitos outros.

Os profissionais da saúde podem ter acesso a todas estas informações de qualquer lugar do país, utilizando a tecnologia. É a segurança do paciente que está em jogo, antes de mais nada.

Redução de erros

Quem já não se confundiu com a letra do médico ao ler as suas prescrições? Em se tratando de papel, os erros gerados por uma caligrafia confusa é bem fácil de acontecer, podendo resultar em dosagens ou remédios inadequados.

Com o prontuário eletrônico isto é mais difícil de acontecer. E outras: os dados do paciente podem ser rastreados por um longo período de tempo, é atemporal e ser acessado por vários outros provedores de saúde futuramente.

Mais vantagens do prontuário eletrônico

O profissional de saúde pode entrar em contato direto com a farmácia.

Um paciente poderá ter toda a sua evolução de tratamentos e da saúde padronizado, é para isto pode ser utilizado um gráfico eletrônico;

Segundo estudos do The American Journal of Medicine, os prontuários eletrônicos ajudam na economia do setor de saúde como um todo. Muitas despesas extras podem ser evitadas com medicamentos, eficiência no diagnóstico, etc;

Os registros de saúde podem ser constantemente atualizados, e os resumos clínicos enviados para os pacientes em poucos dias. Se for da conveniência dos familiares, eles também podem ter acesso e auxiliar no cuidado;

Em termos de tecnologia de ponta, os prontuários eletrônicos poderão fornecer outras tecnologias e facilidades importantes para o paciente em termos de informações adicionais tais como links para artigos, vídeos e imagens;

Por fim, além de todas essas vantagnes, o Prontuário Eletrônico ajuda a pesquisa clínica para fins epidemiológicos e estatísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *