fbpx
o que faz um gastroenterologista

Gastroenterologista: o que faz e quando agendar consulta com um

Gastroenterologista: o que faz e quando agendar consulta com um

Quando se trata de especialidades médicas, é muito comum que fiquemos com dúvida do que se trata cada uma delas e qual médico procurar quando sentimos determinada dor ou desconforto. Para te ajudar com isso, hoje vamos te explicar sobre o gastroenterologista: o especialista que trata de toda e qualquer doença do trato intestinal (que vai da boca ao ânus). Confira a seguir.

O que faz o gastroenterologista?

O gastroenterologista, ou também conhecido como gastro, é o médico responsável por avaliar e tratar diversas doenças que estão ligadas ao trato intestinal, como: digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarreia.

O médico gastroenterologista pode atuar dentro de hospitais e clínicas médicas através da realização de consultas, exames e orientações profissionais para garantir o perfeito funcionamento abdominal do paciente.

Em caso de sintomas específicos, o paciente pode ser encaminhado a um gastroenterologista especializado, como acontece na hepatologia (especialidade responsável em investigar e tratar as doenças do fígado e vias biliares) e a Proctologia (especialidade responsável em investigar e tratar as doenças e alterações do reto, como: tumores, hemorroidas e fissuras).

Quando devo agendar a consulta com um especialista no trato intestinal?

É recomendado que o paciente agende uma consulta com um gastroenterologista sempre que houver um ou mais sintomas relacionados com o trato intestinal. Ou seja, caso você apresente enjoo, dor abdominal, diarreia, prisão de ventre, aumento abdominal e/ou queimação no estômago, o mais indicado é que você vá até um gastro para uma avaliação do seu caso.

Veja abaixo quais são as principais doenças investigadas e tratadas pelo gastroenterologista:

  • Doença do refluxo gastroesofágico: essa é uma doença crônica bastante comum que costuma causar muito incômodo aos pacientes, sendo um dos principais motivos das consultas ao gastro. Entre os seus sintomas estão: azia, dor e queimação estomacal.
  • Gastrite e úlcera gástrica: os sintomas costumam ser bastante incômodos e incluem: queimação e dor estomacal, má digestão e enjoo.
  • Pedra na vesícula:  a dor costuma ser intensa e tende a aparecer após as refeições. Além disso, o paciente pode também apresentar casos de enjoos e vômitos.
  • Hepatite e cirrose: consideradas doenças graves do fígado que, em alguns casos precisam ser tratadas com hepatologistas, essas condições podem causar: olhos amarelos, vômitos, sangramentos e aumento abdominal.
  • SII (Síndrome do Intestino Irritável): é considerado um distúrbio intestinal que apresenta sintomas como: dor abdominal, diarreia, constipação e gases e que também precisa ser avaliado por um gastroenterologista.
  • Pancreatite: a pancreatite é a inflamação dos pâncreas causada pelo excesso do uso de bebidas alcóolicas ou por cálculos que pode causar peso e dor abdominal.
  • Doença Inflamatória Intestinal: essa doença está relacionada com a imunidade do paciente e dentre os seus sintomas podemos citar: diarreia e sangramentos intestinais.
  • Intolerância à Lactose: condição alimentar que causa diarreia e inchaço abdominal logo após o consumo de leites e derivados.
  • Hemorroidas: doença bastante incômoda e dolorosa que provoca sangramentos pelo ânus.

Onde encontrar um bom médico gastroenterologista para me atender?

Agora que você já sabe do que se trata um gastroenterologista, é hora de ficar por dentro de onde encontrar um médico especialista de confiança.

E aí te apresentamos o app Sarar. Através dele, você irá encontrar não apenas o médico gastro para te acompanhar, mas também várias outras especialidades médicas com preço acessível e qualidade incomparável. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços.

Bom, esperamos que você tenha conseguido compreender a respeito deste assunto. Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.

No mais, te esperamos por aqui em nossos próximos posts para mais dicas de saúde e bem-estar. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *