Especialidade médica vascular: quando procurar por essa especialidade?
Você já notou a presença de inchaços, varizes ou edemas pelo corpo? Esses podem ser alguns sinais de doenças relacionadas aos vasos sanguíneos, artérias, veias ou vasos linfáticos, o que indica que está na hora de procurar um profissional da especialidade médica vascular.
Mas afinal, você sabe o que de fato esse profissional faz, quando procurar e quais são os tratamentos que ele poderá te orientar? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira a seguir!
Qual é o profissional responsável pela especialidade médica vascular?
Antes de mais nada, precisamos te esclarecer sobre qual é o profissional responsável pela medicina vascular: é o angiologista ou o cirurgião vascular. A diferença é que o cirurgião vascular está apto para a realização de cirurgias, enquanto o angiologista é quem diagnostica e trata doenças relacionadas a vasos sanguíneos, artérias, veias e vasos linfáticos.
E embora o seu trabalho esteja muito associado a varizes, o especialista na saúde vascular pode também averiguar diversos outros problemas de saúde que envolvem o vaso sanguíneo de todo o corpo, sendo necessário estar de olho em diversos sinais para que você saiba quando deve marcar a consulta com um angiologista, veja abaixo.
Quando procurar pelo angiologista?
Se você estiver sentindo um ou mais sintomas dessa lista, é provável que você tenha alguma doença arterial, venosa ou linfática, sendo necessária a avaliação de um profissional da especialidade médica vascular para diagnóstico e tratamento.
Sintomas mais comuns na doença arterial
- Dislipidemia (excesso de colesterol ou triglicérides no sangue);
- Dor ao caminhar;
- Dor na coxa ou no quadril, principalmente ao se movimentar;
- Disfunção erétil ou dificuldade de ereção;
- Hipertensão;
- Cólicas ou dor abdominal após comer;
- Dor aguda ou intensa no peito (infarto);
- Desmaio, perda de consciência ou derrame (AVC);
- Extremidades frias;
- Diabetes
Sintomas mais comuns na doença venosa
- Varizes que aparecem principalmente nos membros inferiores;
- Trombose;
- Malformações arteriovenosas
Sintomas mais comuns na doença linfática
- Erisipela (infecção dos vasos linfáticos);
- Pernas, braços ou região genital inchados
Quais os tratamentos o profissional da especialidade médica vascular poderá te orientar?
Para definir qual será o tratamento mais indicado, o médico precisará avaliar o paciente e diagnosticá-lo sobre sua doença/condição de saúde. Em muitos casos, o tratamento consiste apenas no acompanhamento do paciente e na orientação sobre a adoção de bons hábitos, como: parar de fumar, praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação regrada e balanceada, controlar o colesterol, triglicérides e glicose, entre outros.
No entanto, quando a doença já está em um estágio mais avançado, o médico poderá incluir alguns medicamentos e até mesmo solicitar um procedimento cirúrgico.
Onde encontrar um bom angiologista?
Agora que você já sabe qual é a especialidade médica vascular, é hora de saber onde encontrar o melhor profissional. É através do app Sarar. Com ele você garante facilidade, segurança e agilidade enquanto marca suas consultas online, e o melhor de tudo: com um custo x benefício que você nunca viu! Acesse o nosso site e saiba mais.
E para mais informações sobre saúde e bem-estar, basta continuar acompanhando o nosso blog. Te esperamos por aqui!