fbpx

Quer mais agendamento na sua clínica?

o que faz o endocrinologista

Quando agendar uma consulta com endocrinologista?

Quando agendar uma consulta com endocrinologista?

Uma das especialidades médicas mais buscadas pelos pacientes é a endocrinologia. Entretanto, embora seja muito difundida e conhecida, não são todas as pessoas que sabem quando devem, de fato, agendar uma consulta com endocrinologista. Quais são as principais doenças tratadas por esse profissional? Quando devo procurá-lo? O que faz, de fato, um endocrinologista?

Criamos esse post para responder essas questões e para que você possa saber quando agendar uma consulta com endocrinologista. Confira abaixo!

O que faz o endocrinologista?

O endocrinologista é a especialidade médica dedicada a diagnosticar e tratar o funcionamento de glândulas endócrinas, responsáveis por produzir e liberar substâncias conhecidas como hormônios na corrente sanguínea.

Portanto, toda e qualquer doença relacionada às glândulas endócrinas ou aos hormônios deve ser analisada e tratada por esse profissional, como: obesidade, distúrbios da tireoide, entre outras. Veja a seguir.

Quando devo agendar uma consulta com endocrinologista?

Ainda que seja indicado que você marque uma consulta de rotina com um médico endocrinologista para que você possa realizar exames e checar o seu estado de saúde, há algumas condições que são mais alarmantes e que devem ser acompanhadas mais de perto.

endocrinologista trata diabetes
Imagem: Freepik | Uma das principais doenças diagnosticadas e tratadas pelo médico endocrinologista é a diabetes. Confira quais são as outras na lista abaixo.

Separamos uma lista para que você conheça quais são as principais delas:

  1. Obesidade: ainda que as principais causas da obesidade sejam a má alimentação e o sedentarismo, é muito importante que o médico possa avaliar se há ou não relação com problemas hormonais;
  2. Distúrbios do colesterol: o aumento do colesterol ruim e do triglicérides são fatores que aumentam o risco de complicações cardiovasculares, precisando ser avaliado com critério pelo médico endocrinologista;
  3. Diabetes: a insulina, hormônio responsável pelo controle das taxas de açúcar no sangue, pode estar desbalanceada, causando a diabetes. Portanto, você deve avaliar os níveis através da consulta com endocrinologista, especialmente se você tem histórico familiar da doença;
  4. Distúrbios da tireoide: o hipertireoidismo e o hipotireoidismo, além de aparecimento de glândulas e tumores, são distúrbios da tireoide muito recorrentes aos pacientes que buscam por essa especialidade médica. Então se você está com algum sintoma dessas doenças, o recomendado é que procure o médico o mais rápido possível;
  5. Alterações no ciclo menstrual: as alterações no ciclo menstrual podem indicar irregularidade no hormônio feminino, sendo necessário avaliação médica para verificar se há algum problema que precisa ser tratado;
  6. Distúrbios nas glândulas adrenais: as glândulas adrenais, quando estão irregulares, podem acabar causando problemas como: excesso de pelo em mulheres, escurecimento da pele, distúrbios da pressão arterial, aumento de peso, estrias avermelhadas, entre outros. Se você sentir a presença de algum desses sintomas, marque já sua consulta com o endocrinologista para que você possa ser analisado e o melhor tratamento ser iniciado.

Onde encontrar um bom endocrinologista?

Bom, agora você já sabe quais são algumas das doenças que precisam ser diagnosticadas e tratadas por um endocrinologista. Mas se você ainda não sabe onde encontrar um bom profissional para te atender, a gente te conta: é através do app Sarar!

Com ele você garante muito mais praticidade, segurança e agilidade nas marcações de consulta (podendo marcar através do seu smartphone), e ainda usufrui de descontos imperdíveis de até 70% off em consultas e procedimentos.

Se interessou? Acesse o nosso site: www.sarar.com.br e confira! Tenho certeza que você se surpreenderá.

No mais, espero que você possa ter compreendido as principais questões sobre o assunto. caso tenha ficado com alguma dúvida, basta comentar aqui que nós esclarecemos.

E para mais dicas e informações sobre saúde e bem-estar, continue acompanhando o nosso blog. Te esperamos por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *