Triglicerídeos alto: quais são os riscos e como controlar?
Os triglicerídeos trata-se de um tipo de gordura que está presente em nosso sangue e, quando os índices estão muito elevados (acima de 150 ml/dL em jejum), o paciente acaba apresentando o quadro de triglicerídeos alto e as suas chances de desenvolver sérias doenças, como: doenças cardíacas, infarto e/ou AVC aumentam consideravelmente, especialmente quando o colesterol também está elevado.
Mas afinal… Será que há algum jeito de controlar os níveis de triglicerídeos alto no sangue? É sobre isso que iremos falar nesse post. Confira a seguir!
Saiba como controlar os níveis de triglicerídeos alto
Manter os níveis de triglicerídeos estáveis é essencial para a sua saúde. Pensando nisso, separamos algumas dicas que te ajudarão a controlar o triglicerídeos alto e a evitar que seus níveis se elevem. Veja na lista abaixo:
Diminua o consumo de açúcar
O consumo exagerado de açúcar é a principal causa do aumento nos índices do triglicerídeos. Portanto, o ideal é que você evite, sempre que possível, a adição de açúcar refinado nas suas refeições, além do consumo de alimentos como: chocolates, refrigerantes e comidas industrializadas.
Aumente o consumo de fibras
Se o açúcar em excesso é prejudicial para os triglicerídeos alto, o consumo de fibra é um grande aliado para quem deseja reduzir seus índices e/ou evitar que eles subam. E a justificativa disso é porque a fibra auxilia na absorção de gorduras e açúcar através do intestino. Então inclua na sua refeição diária alimentos como: frutas, vegetais e cereais.
Diminua a ingestão de carboidratos
Os carboidratos em excesso também podem ser grandes vilãos e podem fazer com que seus triglicerídeos se elevem. Portanto, dê prioridade à uma dieta low carb (com baixa ingestão de carboidratos) e evite principalmente a ingestão de carboidratos simples, como: pão, arroz ou macarrão.
Faça 30 minutos de atividades físicas diariamente
A prática de atividade física diária vai contribuir não apenas para a melhora da forma física, mas também para a sua saúde. Afinal, você apresentará uma melhora da sua saúde cardiovascular e conseguirá elevar os níveis do colesterol HDL, tal fator que tem relação direta com os triglicerídeos altos.
As atividades mais indicadas para pacientes com triglicerídeos altos são os aeróbicos, como: corrida, caminhada ou pular cordas e o indicado é que seja feito por, pelo menos, 30 minutos por dia.
Alimente-se a cada 3 horas
A alimentação regular auxilia na produção de insulina (hormônio produzido pelos pâncreas que é responsável por transportar açúcar para as células) e esse fator faz com que a açúcar possa ser utilizado e não seja depositado como triglicerídeos no organismo.
Inclua ômega 3 nas suas refeições
O ômega 3 tem relação direta com a boa saúde cardiovascular, além de auxiliar na redução de triglicerídeos alto. Por isso, o ideal é que você faça ao menos duas refeições ricas nessa gordura semanalmente.
São exemplos de alimentos com ômega 3: peixes gordos (atum, salmão ou sardinha), nozes, semente de chia e linhaça.
Bom, esperamos que você tenha conseguido compreender quais são os riscos e quais são as medidas necessárias para controlar triglicerídeos altos. No caso de dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
Ah, e se você estiver em busca de um bom médico para te acompanhar, não deixe de conhecer o Sarar. Trata-se de um app seguro e de fácil usabilidade onde os usuários conseguem agendar consultas com descontos de até 70%! Acesse o nosso site e saiba mais.
No mais, te esperamos por aqui em nossos próximos posts para mais dicas de saúde e bem-estar. Até a próxima!