Autoexame de mama preventivo: saiba como fazer
O câncer de mama é o mais frequente na mulher brasileira e apresenta alta letalidade. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento irregular das mamas, que se multiplicam até formar um tumor maligno. Uma das formas de prevenção, mas não a principal, é o autoexame de mama.
O Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) orientam a mulher a palpar as mamas toda vez que sentir um desconforto, a qualquer hora, seja no banho, no momento da troca de roupa, ou em outra situação do cotidiano. Não é preciso se preocupar com uma técnica muito específica ou periódica.
Nunca deixe de tomar outros cuidados preventivos e visitar o ginecologista regularmente. Somente um profissional qualificado poderá fazer a apalpação adequada ou solicitar exames de imagem quando necessário. Com o autoexame, geralmente a mulher não consegue identificar pequenos caroços (com cerca de 1 cm) ou que ainda estejam restritos ao ducto mamário.
Como fazer o autoexame de mama
É simples. Todas as mulheres a partir dos 20 anos podem fazer o autoexame de mama. Como os seios ficam inchados antes e durante o período menstrual, os médicos recomendam a ação 7 dias depois do início do sangramento. Para aquelas que já estão na menopausa, o ideal é escolher uma data fixa todos os meses.
Para ser eficaz e completo deve ser feito, segundo recomendações de médicos e entidades especializadas no tratamento do câncer de mama, de três formas: a primeira na frente do espelho, durante o banho e deitada.
No espelho
Tire a blusa e o sutiã e fique em frente ao espelho com as mãos na cintura. Ao olhar as mamas no espelho, fique atenta a mudanças como achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão e aspereza. No autoexame de mama no espelho, verifique o tamanho, formato e o contorno das mamas. Observe se há alterações na aréola ou no mamilo e se o sutiã deixa marcas em apenas um dos seios, indicando inchaço.
No chuveiro
Com um dos braços erguidos colocados por detrás da cabeça, apalpe e pressione os seios, sempre atenta para alguma alteração. Pressione os mamilos e confira se eles expelem algum líquido da cor vermelha ou algo anormal. Durante o autoexame de mama, certifique-se se há regiões mais densas ou caroços. Faça os mesmos movimentos circulares na região das axilas para ver se há algum nódulo palpável.
Deitada
Posicione uma de suas mãos sobre a cabeça e com a parte interna dos dedos da outra mão, pressione a mama no sentido de fora para dentro, em movimentos circulares. Observe o engrossamento do tecido mamário. Repita a metodologia no lado direito e esquerdo do corpo. Os passos são extremamente importantes para que nenhuma anormalidade passe despercebida.
Fique atenta a todos os sinais no autoexame de mama
Fique sempre atenta para sinais como mama inchada, mamilo secretando líquido, irritação ao redor do mamilo, pequenas feridas ou lesões na mama, caroços perceptíveis, veia dilatada, surgimento de rugas, mamilo que muda de posição ou virado para dentro e dores nas mamas e axilas.
Se você percebeu alguma alteração nas mamas durante o autoexame de mama, procure imediatamente o ginecologista ou o mastologista (médico especialista em mamas). Sem esquecer que toda a mulher deve realizar a mamografia a cada dois anos para quem está na faixa etária dos 50 aos 69 anos. Mas a melhor forma de prevenção do câncer de mama é a adoção de um estilo de vida saudável, alimentação equilibrada, atividade física, evitando o consumo do álcool e do cigarro.