fbpx

Artrite e artrose: o que são e qual é a diferença entre as duas?

Artrite e artrose: o que são e qual é a diferença entre as duas?

Com certeza você já ouviu dizer nas “doenças das articulações”, certo? E, embora as doenças tenham sintomas muito semelhantes, o que pode acabar causando confusão nos pacientes, a artrite e artrose possuem causas e tratamentos diferentes, portanto, precisam ser tratadas de forma adequada para que tenham resultado e garantam alívio nos pacientes.

Mas afinal, quais são as diferenças? De forma generalista, podemos dizer que a artrite é uma doença que provoca a inflamação da articulação, enquanto a artrose é uma doença que provoca a degeneração da articulação.

Criamos esse post para que você saiba, de fato, do que se trata cada uma dessas doenças e a diferença entre elas. Confira a seguir.

Entendendo a artrite e artrose: o que é uma articulação?

Antes de mais nada, é importante que você entenda o que é uma articulação, afinal, a mesma é comprometida em ambas as condições de saúde. Veja só:

A articulação refere-se a região onde há a conexão de dois ou mais ossos, como: as articulações dos joelhos, cotovelos, tornozelos, punhos, ombros, entre outros.

Vale ressaltar que as articulações ao longo do corpo não são todas iguais, podendo ser coladas por tecido fibroso ou cartilagem, por exemplo.

veja qual é a diferença entre artrite e artrose
Entendendo a diferença entre artrite e artrose. | Imagem: Freepik

O que é artrite?

A artrite é o nome dado quando há processo inflamatório em uma ou mais articulações, podendo acometer qualquer parte do corpo em que haja articulação. Os seus sintomas são diversos, mas são considerados os principais: dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade para movimentar a articulação acometida.

Quando a doença acomete apenas uma articulação, é chamada de monoartrite. Porém, ela pode ser mais generalizada e acometer 4 ou mais articulações ao mesmo tempo, causando um desconforto ainda maior no paciente. Neste caso, chamamos de poliartrite.

A causa da artrite (seja em uma ou mais articulações) são diversas, sendo muito associada às doenças:

  • Artrite reumatoide;
  • Lúpus;
  • Freme reumática;
  • Gota;
  • Psoríase;
  • Doença de Crohn;
  • Artrite séptica;
  • Síndrome de Reiter;
  • Granulomatose de Wegener;
  • Espondilite anquilosante;
  • E outras doenças autoimunes.

Entretanto, a causa mais comum da artrite é a artrose, outra condição muito associada às articulações na qual falaremos a seguir.

O que é artrose?

A artrose, também conhecida como osteoartrite, osteoartrose e artrite degenerativa refere-se a uma artrite que ocorre pela degeneração das cartilagens das articulações. As cartilagens, por sua vez, referem-se aos tecidos que servem para amortecer os ossos.

A sua principal causa é o envelhecimento. E a justificativa é que a cartilagem vai se desgastando ao longo do tempo até que os ossos passam a ter contato um com o outro, fazendo com que os atritos se iniciem e as lesões e dores apareçam.

Portanto, existem alguns outros fatores que contribuem para seu aparecimento ou até mesmo aceleram o processo, como: genética, obesidade, diabetes e hipotireoidismo.

A artrose, diferentemente da artrite, é uma condição progressiva que não tem cura. Então quanto mais insultos sofrerem suas articulações ao longo da vida, mais cedo ela irá se manifestar e, assim que houver degeneração das articulações, não há como reverter esse quadro.

E aí, conseguiu compreender qual é a diferença entre artrite e artrose? Esperamos que sim! Caso queira encontrar um profissional competente para analisar os seus sintomas e fazer seu diagnóstico, não deixe de acessar o site da Sarar para saber como podemos te ajudar.

No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e informações a respeito de saúde e bem-estar. Te esperamos por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *