A tosse seca ou não é um sinal de que seu corpo não anda bem. É uma espécie de resposta, alerta para problemas de gripe ou alergia. Para ser mais específico, é um reflexo do organismo, uma tentativa de expulsar os vírus, fungos e partículas de poeira, fuligem ou outro material alérgico de dentro de suas vias respiratórias, composta por nariz, garganta, laringe e pulmões.
A tosse seca é aquela que não apresenta muco ou secreção e fica cada vez mais intensa, em especial pela parte da noite. A sensação é de sufocamento, como se algo estivesse entalado na sua garganta, trancando sua respiração. Se este sintoma persistir por mais de três semanas é hora de procurar um médico especialista com urgência. Não espere.
Outras causas da tosse seca?
Além de gripe, resfriado ou alergia, a tosse seca pode ter outras causas tais como refluxo do suco gástrico do estômago (causando danos ao esôfago, chegando à laringe), e o tabagismo. Neste último caso, o calor da fumaça e as substâncias químicas provocam uma grande irritação das vias aéreas.
Outras causas da tosse seca são:
- Tuberculose: A tosse persistente por mais de três semanas é um dos sinais da tuberculose.
- Pneumonia: A tosse pode ser de curta duração, mas, em alguns casos, pode ser prolongada, representando uma infecção pulmonar causada por vírus, bactérias ou fungos.
- Resfriados: Estes casos iniciam com sintomas de coriza, febre, dor de garganta. A tosse pode durar por semanas.
Além dessas, outras doenças que podem levar à tosse são: doenças do coração; rinite; asma; DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica); câncer.
Quando se consultar com um médico?
Você deverá consultar um médico quando tiver os seguintes sintomas:
- Falta de ar
- Febre alta ou prolongada
- Asfixia
- Tossindo sangue ou catarro sangrento
- Fraqueza, fadiga
- Perda de apetite
- Respiração ofegante
- Dor no peito quando você não está tossindo
- Suor noturno
- Piora do inchaço nas pernas
O que fazer para melhorar a tosse seca?
Os medicamentos são usados quando a doença é uma condição aguda, causando desconforto. Especialistas alertam para os perigos dos remédios de venda livre, exceto redutores de febre e analgésicos, para tratar tosses e resfriados em crianças menores de 6 anos de idade.
Existem algumas dicas para aliviar o desconforto tais como uma colher de chá de mel (menos para crianças menores de 1 ano de idade, porque pode conter bactérias); hidrate o ar; use um umidificador de vapor frio ou tome um banho de vapor.
Beba líquidos, pois ajuda a diluir o muco na garganta. O caldo de chá ou suco de limão podem acalmar a garganta. Evite a fumaça do tabaco. Fumar ou respirar o fumo passivo pode piorar a tosse.