fbpx

Quer mais agendamento na sua clínica?

o que é terapia holística

O que é terapia holística e as diferenças entre holística, convencional e integral

O que é terapia holística e as diferenças entre holística, convencional e integral

Uma coisa é fato: toda terapia, independentemente do tipo, tem como princípio auxiliar os pacientes na melhora do estado do “ser”, equilibrando o corpo, mente e espírito. E os três tipos que são muito buscados e que exercem esse trabalho de formas distintas são: terapia holística, terapia convencional e terapia integral. Mas afinal, você sabe o que é terapia holística e a sua diferença para os outros tipos também praticados? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira!

O que é terapia holística?

A palavra holística vem de “holos”, em que seu significado é todo ou inteiro. Ou seja, o princípio desse tipo de terapia é tratar o ser humano como um todo através de técnicas que não concentram apenas em seus sintomas físicos e mentais, mas também nas causas que os originam.

Através da terapia holística, os pacientes terão melhor equilíbrio físico, psíquico, espiritual e social através de estímulos naturais que irão despertar a consciência do indivíduo sobre seu corpo e o seu papel social no meio em que vive.

Dentre os principais benefícios da terapia holística podemos citar a melhora em sintomas como: estresse físico e emocional, dores e tensões excessivas, depressões, insônia, tensão pré-menstrual, ansiedade e outros.

quais são os tipos da terapia holística
Confira os tipos da terapia holística. | Imagem: Pixabay

A terapia holística é dividida em diferentes tipos, sendo que a orientação é que o paciente os pesquise para encontrar aquele que mais o agrada. Entretanto, vale ressaltar que todos possuem técnicas milenares de cura e equilíbrio que com certeza contribuirão para sua saúde e bem-estar.

Veja alguns tipos de terapia holística que você pode encontrar:

  • Reiki;
  • Terapia floral;
  • Fitoterapia;
  • Cromoterapia;
  • Acupuntura;
  • Shiatsu;
  • Massagem;
  • Reflexologia;
  • Aromaterapia;
  • Entre outros.

O que é terapia integral?

É conhecida como terapia integral o processo individual ou em grupo que tem como objetivo realizar o acompanhamento do paciente para que ele quebre os bloqueios, bem como quaisquer outros obstáculos ou desafios que possam interferir na sua vida, podendo ser no nível físico, emocional, energético, mental ou espiritual.

Durante o processo a terapeuta realiza uma abordagem transpessoal para que, após a sua percepção, ela consiga diagnosticar o problema e indicar o melhor método a ser utilizado no processo.

Veja algumas técnicas usadas na Terapia Integral:

  • Regressão de memória;
  • Hipnose;
  • Bioenergia;
  • Constelação familiar;
  • Terapia transpessoal;
  • Programação Neuro linguística

A terapia integral é muito utilizada para tratamento de questões existenciais e falta de direcionamento, depressão, síndrome do pânico, fobias, medos inexplicáveis, insônia, relacionamentos, traumas e bloqueios, confusões mentais e outros.

O que é terapia convencional?

Por fim, a terapia convencional é aquela mais conhecida por nós, que também oferece diversos benefícios para a nossa saúde física e mental. Ela vem do termo psicoterapia, onde psico significa mente e terapia significa curar.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a terapia é indicada para qualquer pessoa que deseja melhorar os seus aspectos emocionais da vida, e não somente para quem tenha algum transtorno mental. Nela, o terapeuta irá avaliar o paciente e auxiliar na busca por respostas, fazendo com que ele consiga encontrar o motivo de alguns pensamentos e atitudes, promovendo o autoconhecimento.

Com a terapia convencional, os pacientes conseguirão livrar-se de dependências, aumentar a autoconfiança, conviver com o medo, lidar com sentimentos e criar relações saudáveis. Ela é, assim como as outras terapias, essencial para sua saúde física e mental.

Bom, agora que você já sabe o que é terapia holística, integral e convencional, é hora de você se decidir qual é a melhor opção para o seu tratamento. Não se esqueça que o processo terapêutico pode contribuir (e muito) para você, independentemente de qual seja a sua queixa.

Esperamos ter te ajudado! Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, comente aqui que nós te esclarecemos.

No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de saúde e bem-estar. Te esperamos por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *