Terapia em grupo: quais seus benefícios?
A terapia em grupo vai muito além de remédios, internações e tratamentos individuais. Este modelo de terapia contribui com a melhora de todas as pessoas que estão envolvidas.
Em síntese, os grupos de apoio contribuem para o acolhimento e fortalecimento dos pacientes, buscando tratar os desequilíbrios emocionais e as dificuldades de cada um.
Para que você entenda melhor como este tratamento funciona e quais são os seus principais benefícios, preparamos esse post exclusivo.
Acompanhe!
O que é terapia em grupo e como são conduzidas as sessões?
A terapia em grupo consiste em um processo terapêutico que envolve várias pessoas separadas por grupos. Geralmente, esses grupos são compostos por indivíduos que apresentam problemas semelhantes. Dessa forma, o acompanhamento poderá ser mais certeiro.
O que diferencia essa modalidade das outras categorias de tratamento, é que a mesma não trata os problemas de maneira única. Portanto, a terapia em grupo envolve no mínimo três pessoas, com sessões que podem variar entre períodos curtos e longos.
Durante as sessões, o terapeuta responsável inicia a conversa abordando o tema e conceito principal, que geralmente diz a respeito dos problemas que as pessoas que ali estão possuem.
Feito isso, os pacientes ficam livres para contar mais sobre seus sentimentos e suas experiências, buscando a compreensão de todas as outras pessoas que ali estão.
Todas as interações são mediadas pelo terapeuta. O mesmo tem como intuito, auxiliar na resolução dos problemas e conflitos apresentados durante a conversa.
Dessa maneira, o grupo desenvolve uma interligação sem gerar interrupções e desentendimentos.
Quais os benefícios da terapia em grupo?

Todo este processo com certeza oferece ótimos benefícios aos pacientes. Veja a seguir, quais são eles:
Possibilita a troca de experiências
Achar que apenas você passa por determinada dificuldade é um engano, e você poderá descobrir isso em uma terapia em grupo.
Durante as sessões, tanto você, quanto os outros pacientes, comentarão sobre dificuldades semelhantes, e desse modo, ambos os lados poderão se ajudar, oferecendo apoio e sugestões para enfrentar tal obstáculo.
Durante as reuniões, você perceberá que não está sozinho!
Você ganha a chance de ser ouvido
A melhor parte de uma terapia em grupo é ser ouvido!
Pacientes que realizam sessões de terapia garantem um espaço de compreensão, uma vez que eles serão ouvidos por seus companheiros.
Muitas vezes, a falta de alguém que entenda suas dificuldades, pode representar grande parte de seus sentimentos.
Portanto, aproveite!
Fomenta novas relações
O conceito principal da terapia é criar vínculos entre os pacientes, fazendo com eles entendam que os sentimentos em comum podem representar portas de saída.
Partilhar as próprias questões é uma maneira eficiente de desenvolver relações sociais, demonstrando seus pontos fracos ao mesmo tempo que aprende com outras pessoas.
Como resultado, o paciente desenvolve relacionamentos mais saudáveis sem precisar de remédios e tratamentos específicos que podem piorar a saúde e também o psicológico do mesmo.
Existe indicação para realizar terapia em grupo?
De modo geral, é indicado que o paciente primeiro realize uma avaliação profissional para apresentar suas principais causas, visando identificar a necessidade e as principais soluções que a terapia em grupo poderá oferecer.
Conclusão
Por fim, podemos concluir que a terapia em grupo é bastante eficiente para pessoas que desejam suporte ao resolver seus problemas internos e aprender novas soluções com outros indivíduos
Se gostou do nosso post, continue nos acompanhando por aqui!
Até a próxima.