Dor de cabeça constante: descubra o que pode ser!
A dor de cabeça costuma ser um verdadeiro inferno para quem sofre com ela. Chega a qualquer momento, causa incômodo, enjoos frequentes, incapacitando para as ações da vida comum e o trabalho.
Tais dores costumam ser desencadeadas por fatores ambientais ou de estilo de vida, como estresse, mudanças no clima, cafeína ou falta de sono, níveis flutuantes de hormônio, especialmente entre meninos durante a puberdade e mulheres, pular refeições, luzes brilhantes ou fortes, flutuações na pressão atmosférica devido à mudança do tempo e consumo de álcool. O uso excessivo de analgésicos também é outra causa, também chamada de dor de cabeça de rebote.
As principais causas da dor de cabeça
- Falta de sono
- Uso de óculos com grau incorreto
- Exposição a ruídos altos
- Adereços apertados na cabeça
- Estreitamento dos músculos da cabeça e pescoço, criando tensão e dor
- Estimulação do nervo trigêmeo, encontrado em seu rosto. A ativação pode causar dor atrás dos olhos, nariz entupido e vermelhidão nos olhos
- Alterações nos níveis de certos hormônios, como serotonino e estrogênio
- Genética
A dor de cabeça, ou mais conhecida pelo termo cefaléia crônica diária, inlcui diferentes dores que podem ser de tensão (como se colocasse uma faixa de aperto em volta da sua cabeça); enxaqueca (latejante, podendo ocorrer em um ou ambos os lados da cabeça) e cefaleias em salvas (acontecem por semanas ou meses, causando dor forte em um lado da cabeça).
Quando é preciso procurar um médico?
Por mais comuns que possam parecer, às vezes, você deve marcar uma consulta com seu médico, analisar os sintomas e colocar em prática um tratamento eficaz. E isto deve ser feito nas seguintes situações:
- Três ou mais dores de cabeça em apenas uma semama
- Quando os analgésicos não fazem mais efeito
- Esforço físico ou atividades extenuantes causam dores de cabeça
- Sintoma de derrame ou meningite, infecção, febre alta, náuseas ou vômitos
- Problemas neurológicos, tais como confusão, dormência, problemas de coordenação, caminhada, fala ou ferimento na cabeça.
E qual é o tratamento para dor de cabeça?
Se as dores de cabeça forem causadas por uma doença, é provável que desapareçam assim que for tratada. No entanto, se o caso não for grave, podem ser tratadas com medicamentos sem prescrição, como aspirina, paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil).
Os naturais, tais como magnésio e Vitamina b12, ervas e suplementos. Se não funcionarem, existem ainda o Biofeedback ( técnica de relaxamento); terapia cognitivo-comportamental, acupuntura, exercícios leves a moderados.
Como prevenir?
Existem algumas formas de prevenir a dor de cabeça, algumas delas são:
- Evite o consumo excessivo de cafeína
- Limite a cafeína a duas a três xícaras por dia (ou nenhuma) pode ajudar
- Durma o suficiente
- Faça uso das terapias manuais, incluindo massagens e manipulações quiropráticas
- Pratique exercícios regularmente.
Lembre-se: as informações que passamos aqui podem te ajudar, mas, caso a dor de cabeça persista, o ideal é procurar um médico para se consultar!