Infelizmente a idade não inibe determinados tipos de doença, e a obesidade infantil é uma delas. Ainda que a criança, a alimentação, a prática de hábitos saudáveis e o controle da rotina, podem sim otimizar a saúde. E se isso for feito desde cedo, muitos problemas podem ser evitados.
A construção da alimentação começa quando somos pequenos, e o que ingerimos se perdura durante toda a vida até que alguém a mude. Partindo deste ponto, uma criança selecionará o seu cardápio baseado naquilo que está habituada a comer.
Por motivos como esses, o papel dos pais ou responsáveis na vida de uma criança pode determinar o destino de sua condição física e mental.
Para que você entenda mais sobre a obesidade infantil e suas vertentes, separamos este post exclusivo com as principais informações.
Acompanhe!
Obesidade: o que é?
Em síntese, a obesidade é uma doença causada pela má alimentação de um indivíduo, gerando o acúmulo exagerado de gordura no corpo.
Ao mesmo tempo, existem outras causas que também podem originar essa condição, sendo uma das principais delas, o consumo de muitas calorias. O conflito ocorre quando a quantidade de alimento ingerido é consideravelmente maior do que a energia que o corpo gasta durante o dia.
Alimentos gordurosos, com grande concentração de corantes e conservantes podem ser os principais inimigos do corpo humano. E de modo geral, a maioria das pessoas que possuem obesidade se alimentam deles.
O que causa a obesidade infantil?
Algumas pessoas ainda pensam que a obesidade infantil é gerada por fatores genéticos. Mas a verdade é que a doença não se trata apenas disso!
A condição também garante em sua composição, a prática de atividades físicas e a alimentação. Sem elas, é muito provável que o corpo modifique negativamente e te cause problemas de saúde.
Infelizmente, não é possível esconder que as crianças de hoje passam muito mais tempo em seus entretenimentos digitais, deixando de praticar atividades saudáveis e relaxantes.
Também é possível notar que a alimentação das mesmas não alcança 100% de saúde, uma vez que muitos pais tentam agradar seus filhos com doces, salgados e alimentos processados.
Desse modo, muitas crianças crescem em um cenário de aumento de peso e obesidade sem que isso seja visto como algo ruim e prejudicial.
Como identificar que uma criança está acima do peso?
Para diagnosticar uma criança com obesidade, o primeiro passo recomendado é ir a um médico ou nutricionista que realize o cálculo do IMC (peso, altura nascimento e sexo).
De acordo com o resultado da classificação do índice de massa corporal, será possível confirmar a obesidade infantil e redirecionar a causa aos seus devidos tratamentos.
Como prevenir a obesidade infantil?
Por se tratar de uma criança, a principal tarefa para evitar a obesidade infantil, é educar a mesma com bons hábitos, tanto de alimentação quanto da prática de atividades que distraiam a mente e exercite o corpo.
Você pode optar por matricular o seu filho ou filha em opções como: futebol, natação, ballet, dança e outros.
Se investir dinheiro não for a melhor condição no momento, resgate brincadeiras caseiras e cativantes para seus filhos, deixando-os longe de televisões e celulares.
Além disso, prepare alimentos saudáveis e os eduque para que gostem disso de maneira natural.
A mudança começa em um todo!
Conclusão
Agora que você já sabe sobre como evitar a obesidade infantil, não hesite em aplicar uma rotina saudável aos seus filhos.
Se gostou do conteúdo continue nos acompanhando por aqui!
Até mais!