O teste do coronavírus tem sido uma ferramenta essencial para diagnóstico da doença causada pelo vírus Sars-Cov-2. Porém, é muito importante que você saiba qual é o exame mais eficaz e quando ele deve ser realizado para garantir que o resultado seja assertivo.
E é exatamente sobre isso que falaremos hoje: qual é o melhor teste do coronavírus a se fazer e quando você deve realizá-lo. Confira a seguir.
Tipos de teste do coronavírus
Antes de identificar qual o melhor teste do coronavírus para você, é necessário avaliar alguns fatores, como: tempo de evolução dos sintomas, indicação clínica, custo e/ou disponibilidade. Feito isso, veja como funciona e as recomendações dos principais tipos de teste disponíveis na atualidade:
Exame de Covid – RT PCR
O teste do coronavírus RT PCR é indicado para pacientes com sintomas iniciais do vírus ou para avaliação de retorno ao trabalho de profissionais de saúde. Ele utiliza a enzima transcriptase reversa para transformar o RNA do vírus em DNA complementar (cDNA), e é usada principalmente para medir a quantidade de um RNA específico.
Para que isso seja realizado, o profissional coleta o material do paciente através do nariz e/ou garganta e, por meio das técnicas de biologia molecular (RT-PCR), o diagnóstico de infecção por coronavírus poderá ser feito.
O recomendado é que a coleta seja feita até o 14º dia dos sintomas, entretanto, a sua taxa de sensibilidade é mais eficaz se o teste do coronavírus RT PCR for feito entre os 3º e 5º dia do aparecimento dos sintomas.
Exame de Covid – Sorológico IgG
Em caso de identificação de casos tardios de Covid-19 ou para avaliação da resposta imune em indivíduos expostos ao SARS-CoV-2, o exame mais indicado é o Sorológico igG. Além disso, ele também pode ser utilizado para fins de estudos epidemiológicos.
Ele é baseado na sorologia, um conceito da medicina que se refere a um exame laboratorial efetuado para comprovação se há ou não a presença de anticorpos no sangue, ou seja, determinar concretamente a sua presença no organismo.
Para a realização do teste do coronavírus Sorológico IgG é necessário coletar amostras de sangue do paciente, preferencialmente após 20 dias dos sintomas ou exposição ao vírus, para que se possa ter maior assertividade quanto à detecção qualitativa de anticorpos IgG contra o SARS-CoV-2, através do soro e plasma humanos.
E aí, conseguiu compreender quais são os exames e quando eles devem ser realizados? Esperamos que sim! Caso você tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, não deixe de comentar aqui para que possamos esclarecê-la.
Ah, e não deixe de se consultar com um profissional de saúde para que ele possa te examinar e dizer se há ou não a necessidade de realização de um dos dois testes do coronavírus.
Pelo app Sarar você encontra opções de especialidades médicas com segurança, praticidade e excelente custo x benefício. Clique aqui e confira.
No mais, te esperamos por aqui em nossos próximos posts para mais dicas de saúde e bem-estar. Até a próxima!