A hérnia de disco é uma condição em que ocorre o abaulamento do disco intervertebral, causando sintomas como: dor nas costas, sensação de queimação ou dormência. Sendo mais frequente na coluna cervical e lombar, a hérnia de disco é tratada através de medicamentos, fisioterapias e, em alguns casos, cirurgias.
Mas afinal… O que causa a doença? Qual é especialidade médica que diagnostica e trata a hérnia de disco? Criamos esse post para esclarecer suas dúvidas sobre este assunto. Confira a seguir.
Principais sintomas
Embora existam casos em que as pessoas tenham hérnia de disco e não apresentem sintomas (assintomáticos), a maior parte dos pacientes sente dores e outros sintomas que podem caracterizar a hérnia de disco.
A dor costuma ser mais concentrada nas regiões lombar e cervical, podendo ou não irradiar para os membros superiores (no caso da hérnia cervical) e para os membros inferiores (no caso da hérnia lombar).
Veja quais são os principais sintomas da hérnia de disco:
- Dor cervical, torácica (dorsal) ou lombar;
- Dor nos braços ou pernas;
- Sensação de formigamento e/ou câimbras
- Sensação de fraqueza;
- Em casos graves, há a alteração dos esfíncteres vesical (urina) e anal (fezes).
O que causa a hérnia de disco?
A principal causa da hérnia de disco é a má postura diária do paciente, além do fato de não ter cuidado ao levantar e/ou carregar objetos muito pesados. Além disso, existem alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento da doença, como por exemplo: sedentarismo, idade (pessoas acima de 40 anos) e fatores genéticos.
Especialidade médica que trata a hérnia de disco
As especialidades médicas que podem diagnosticar e tratar a doença são:
- Clínico geral;
- Ortopedista;
- Neurologista
Ao agendar uma consulta, organize todas as informações que conseguir para que o médico possa entender as suas queixas e direcionar o seu tratamento de maneira assertiva. Para isso: faça uma lista com os seus sintomas e o tempo que eles apareceram e com o seu histórico familiar.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico da hérnia de disco trata-se, em um primeiro momento, do exame físico do paciente para avaliação de onde há dores ou sensibilidade, seguido do exame neurológico para averiguar o reflexo, força muscular, capacidade de andar, sensibilidade para toques e vibrações.
Para a maioria dos pacientes o exame físico, neurológico e uma entrevista com o paciente para coleta dos sintomas e histórico familiar é o suficiente para que o diagnóstico seja concluído. No entanto, caso haja suspeita de outras causas o médico poderá solicitar alguns exames adicionais. São eles:
- Raio X;
- Tomografia;
- Ressonância magnética;
- Eletromiografia;
- Teste de velocidade de condução.
E aí, conseguiu compreender quais são as especialidades aptas a diagnosticar e tratar a hérnia de disco, bem como outras informações sobre a doença? Esperamos que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida referente a este assunto, basta comentar aqui que nós te esclarecemos.
Ah, e se você quiser encontrar um bom profissional para acompanhamento do seu caso, não deixe de conhecer o app Sarar. Através dele você localiza médicos de diversas especialidades de forma segura e prática e o melhor: com um excelente custo x benefício. Clique aqui e confira!
No mais, te esperamos por aqui em nossos próximos posts para mais dicas e informações a respeito de saúde e bem-estar. Até a próxima!